China apoia União Europeia "unida, estável, próspera e aberta", diz Xi Jinping

2017-07-05 18:18:21丨portuguese.xinhuanet.com

GERMANY-CHINA-XI JINPING-MERKEL-MEETING 

O presidente chinês Xi Jinping (2º e) e sua esposa Peng Liyuan (1ª e) são recebidos pela chanceler alemã Angela Merkel (2ª d) e seu esposo Joachim Sauer (1º d) no Max Liebermann Haus perto de Brandenburg Gate em Berlim, Alemanha, em 4 de julho de 2017. (Xinhua/Ma Zhancheng)

Berlim, 4 jul (Xinhua) -- O presidente chinês, Xi Jinping, reuniu-se na terça-feira com a chanceler alemã, Angela Merkel, e afirmou que a China apoia a União Europeia a se tornar "unida, estável, próspera e aberta".

Assinalando que a China e a UE são dois poderes importantes no mundo e possuem uma parceria estratégica abrangente, Xi indicou que quanto mais complicada a situação internacional é, mais significativo o desenvolvimento estável das relações China-UE se torna.

Xi pediu que a China e a UE construam parcerias de paz, crescimento, reforma e civilização, dizendo que espera que as relações China-Alemanha possam desempenhar um papel de liderança e estabilidade, a fim de manter o desenvolvimento de alto nível das relações China-UE.

O presidente chinês apontou que os laços China-Alemanha obtiveram avanços aprazíveis e positivos desde o encontro entre ele e Merkel durante a Cúpula do G20 de Hangzhou no ano passado, acrescentando que espera que sua visita promova ainda mais a parceria estratégica abrangente China-Alemanha.

Xi deu boas-vindas à participação vigorosa de empresas alemãs na construção do Cinturão e Rota, e reiterou que a iniciativa proposta pela China, com consultas extensivas, contribuição conjunta e benefícios compartilhados como seus conceitos principais, pertence aos países ao longo das rotas e trará benefícios a eles e ao mundo como um todo.

O presidente indicou que a globalização econômica atual passa por um momento histórico, e pediu que a China e a Alemanha, dois importantes países de comércio que se beneficiam, apoiam e protegem a globalização, ajudem a tornar o processo mais vigoroso, inclusivo, sustentável e que traga benefícios para todos os países.

Merkel expressou suas boas-vindas cordiais a Xi, dizendo que seu encontro com o presidente chinês em Hangzhou no ano passado, no qual os dois líderes chegaram a uma série de consensos, continua fresco em sua memória.

A chanceler alemã apontou que a China obteve grandes progressos no desenvolvimento econômico, e as relações bilaterais estão mantendo bom impulso de desenvolvimento e a cooperação pragmática entre os dois países em várias áreas é frutífera.

Expressando gratidão à China por seu apoio à Alemanha em realizar a Cúpula do G20 de Hamburgo, Merkel disse que a Alemanha valoriza o desempenho fundamental da China em assuntos internacionais, e aprecia o apoio chinês ao multilateralismo.

Os dois líderes também trocaram informações sobre situação nacional de cada país e opiniões sobre os assuntos de interesse comum.

A reunião foi realizada no Max Liebermann Haus perto de Brandenburg Gate em Berlim.

O presidente chinês chegou a Berlim na terça-feira para sua segunda visita de Estado à Alemanha, que é a segunda parada de sua viagem pela Europa depois da Rússia. Durante sua estadia na Alemanha, ele também viajará a Hamburgo para participar da Cúpula do G20.

Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:

Telefone: 0086-10-8805-0795

Email: portuguese@xinhuanet.com

010020071380000000000000011100001364200291