Observatório Econômico: Empresas chinesas sobem em ranking global com as mudanças na economia

2017-07-24 13:57:51丨portuguese.xinhuanet.com

Beijing, 24 jul (Xinhua) -- As empresas chinesas continuam a ascender nas rankings mundiais uma vez que sua competitividade cresce com a transformação econômica do país.

A lista Fortune Global 500 está vendo a prosperidade rápida da China neste ano, disse a revista renomada em seu website.

As empresas chinesas encheram sem precedentes 115 lugares na lista de 2017 divulgada no início da semana passada, apenas 17 lugares a menos que os Estados Unidos, e marcando o 14º ano consecutivo em que a China aumentou sua presença na lista.

As companhias chinesas na lista são principalmente dos setores de internet, varejo, finanças, energia e imobiliárias.

A State Grid e o gigante petrolífera Sinopec Corp ficaram no segundo e terceiro lugar, com a receita atingindo US$ 315 bilhões e US$ 268, respectivamente, em 2016.

O gigante de telecomunicação Huawei subiu da 129ª posição no ano passado para 83ª neste ano, superando todos os colegas mundiais em seu setor.

O desempenho das companhias pode refletir bem as mudanças das condições econômicas. A expansão firme da economia chinesa em 2016 e no primeiro semestre deste ano contribuiu para a ascensão das grandes empresas, segundo Liu Qiao, diretor da Escola de Guanghua de Gestão da Universidade de Pequim.

A China informou crescimento do PIB de 6,9%, mais rápido que o esperado no primeiro semestre do ano, colocando o país no curso para confortavelmente completar seu objetivo de 2017 de cerca de 6,5%.

As companhias chinesas poderiam ter maior número em relação aos Estados Unidos na lista Fortune Global 500 dentro dos próximos três a cinco anos uma vez que a segunda maior economia do mundo continua a expandir, estimou Liu.

Um ponto brilhante é a ascensão das empresas privadas. Dez empresas chinesas estão na lista pela primeira vez, a maior parte das quais são privadas, incluindo gigantes dos serviços da internet Alibaba e Tencent.

Esses dois gigantes da internet, junto com JD.com, compartilharam seus postos das top 6 companhias de internet mundiais com seus homólogos dos Estados Unidos.

Isso indica que novos motores de crescimento são crescentes mais fortes na China, disse Bai Ming, vice-diretor do instituto de pesquisa do mercado internacional da Academia Chinesa de Cooperação Comercial e Econômica Internacional.

As fusões e reorganizações também ajudaram as empresas estatais chinesas a melhorar a competitividade mundial através da otimização da alocação de recursos industriais, sublinhou Bai.

Um total de 48 empresa estatais centrais ficaram na lista, incluindo companhias reorganizadas China Baowu Steel Group Corporation e CRRC Corporation.

A China Minmetals Corporation subiu do 323º lugar no ano passado para 120º neste ano depois de implementar reorganização estratégica com Metallurgical Corporation of China em 2015.

A China tem incentivado fusões e reorganizações entre o setor de estado e planeja reduzir o número de empresas estatais centrais para inferior às 100 como parte das atuais reformas para melhorar a eficiência das companhias.

Porém, as companhias chinesas ainda têm muito espaço para melhorar em termos de capacidades de lucro.

O retorno médio sobre os ativos das 109 companhias chinesas listadas ficou em 1,65%, muito mais baixo ante seus homólogos norte-americanos, segundo Liu.

O mercado de trabalho da China, estrutura industrial, demandas de consumo e condições econômicas domésticas e estrangeiras passarão por mudanças profundas no futuro, disse Liu.

"Empreitada e inovação continuarão a mudar o setor corporativo da China e é hora para a China fomentar grandes companhias, que dá prioridade à criação de valor sobre a expansão da receita", acrescentou Liu.

Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:

Telefone: 0086-10-8805-0795

Email: portuguese@xinhuanet.com

010020071380000000000000011100001364680601