Economia chinesa registra mudanças positivas, diz Xi Jinping

2017-07-25 13:37:46丨portuguese.xinhuanet.com

Beijing, 25 jul (Xinhua) -- O presidente chinês, Xi Jinping, considera que a economia do país experimentou mudanças positivas e mostra uma tendência mais sólida para o crescimento, pedindo que sejam tomadas mais medidas para implementar a reforma estrutural no lado da oferta e evitar grandes riscos.

Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China, fez as declarações na semana passada em um simpósio no qual estiveram representantes dos partidos não comunistas e da Federação Nacional da Indústria e Comércio da China, assim como personalidades sem filiação partidária.

Ao comentar o desenvolvimento econômico do país no primeiro semestre deste ano, o presidente chinês afirmou que a economia manteve um crescimento estável com uma perspectiva positiva e um aprofundamento no ajuste estrutural, enquanto os principais indicadores tiveram um desempenho melhor que o esperado.

A macroeconomia é mais estável e a vida das pessoas está melhorando, afirmou Xi.

O presidente disse que a economia está passando por mudanças positivas e que os fundamentos do desenvolvimento econômico e social são sólidos.

As relações entre oferta e demanda registraram mudanças substanciais, enquanto as expectativas das companhias e a confiança do mercado estão melhorando de forma gradual, assinalou o presidente.

O ímpeto do desenvolvimento econômico está se fortalecendo na China, o que desempenha um papel significativfo na promoção da recuperação econômica global, acrescentou.

Xi disse que a China deve manter a prudência para resolver de forma apropriada os problemas da sua economia.

As autoridades devem "manter o foco estratégico" e "fazer o correto no momento oportuno", disse o presidente.

Ele pediu ações para implementar com firmeza a reforma estrutural no lado da oferta e para eliminar os principais riscos de maneira apropriada, ao sublinhar o equilíbrio entre a manutenção da estabilidade econômica e a busca pelo progresso.

A estabilidade é o fundamental e o progresso deve ser buscado com base em uma estabilidade geral, exortou Xi.

No entanto, isso não significa que as autoridades podem permanecer em um estado de inércia ou procurar a estabilidade de forma agressiva ou mecânica, advertiu Xi.

Eles devem contribuir aproveitando as oportunidades e fazendo tudo com discrição, afirmou.

Xi agradeceu os representantes por seu apoio na elaboração de políticas do país e pediu pela mobilização de todas as partes e todos os recursos para, conjuntamente, construir uma sociedade economicamente ajustada de forma integral.

Li Keqiang, Yu Zhengsheng, Liu Yunshan e Zhang Gaoli, que são membros do Birô Político do Comitê Central do PCC, também assistiram ao simpósio.

A China seguirá o tom básico de "progredir mantendo a estabilidade" no trabalho econômico no segundo semestre de 2017, de acordo com uma reunião do Birô Político do Comitê Central do PCC realizada na segunda-feira.

Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:

Telefone: 0086-10-8805-0795

Email: portuguese@xinhuanet.com

010020071380000000000000011100001364709731