Voo direto facilita viagem entre China e Portugal

2017-07-26 12:57:51丨portuguese.xinhuanet.com

Hangzhou, 26 jul (Xinhua) -- Uma rota aérea entre Hangzhou, Beijing e Lisboa foi inaugurada na terça-feira, se tornando a primeira rota aérea direta ligando China e Portugal.

O A330 partiu às 19h10 do Aeroporto Internacional Xiaoshan de Hangzhou, capital da Província de Zhejiang, leste da China, marcando o início do serviço.

Espera-se que o voo chegue em Lisboa 13 horas depois de fazer uma parada em Beijing.

O voo está programado para acontecer três vezes por semana, saindo de Hangzhou a cada terça, quinta-feira e sábado.

A rota é operada pela Capital Airlines, sediada em Beijing, uma subsidiária da Hainan Airlines.

"Não preciso de pegar voos de conexão via outros países europeus", disse Filipe Martins, um desenhista português trabalhando em Hongzhou.

Ele decidiu levar sua namorada chinesa a Lisboa para celebrar o Natal com sua família.

Xu Mingye, gerente-geral da sucursal da Capital Airlines em Hangzhou, comentou que a companhia selecionou Hangzhou como a cidade terminal porque mais de uma metade dos chineses que radicam em Portugal é originária da Província de Zhejiang.

Zhan Liang, um chinês que trabalha no setor de mídia em Lisboa, está entre os primeiros passageiros do voo direto.

"Anteriormente, a viagem para regressar à China demorava cerca de 20 horas, porque temos que fazer coexão em cidades como Londres e Hong Kong. A nova rota reduzirá a duração de viagem entre Lisboa e Beijing para cerca de 13 horas, com um preço de apenas 500 euros (US$ 580)", disse Zhan.

Zhan disse que ele frequentemente viaja entre os dois países a trabalho, e a chegada a Lisboa pela manhã na local também é muito conveniente para quem quer chegar à outros países de língua portuguesa via Lisboa.

Durante a cerimônia de lançamento realizada no início deste mês, o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, assinalou que a abertura da primeira rota aérea direta promoverá o turismo e o comércio entre os dois países e o intercâmbio cultural entre os dois povos, e também reforçará o papel de ponte que Portugal faz na conexão entre a China e os países da língua portuguesa, já que a rota deixará a viagem entre a China e Brasil, e também a África, muito mais fácil.

Wang Yinjun, chefe do setor de Marketing da Capital Airlines, disse durante uma entrevista coletiva sobre o lançamento do voo que o novo voo será uma ação da companhia no âmbito do Cinturão e Rota, uma iniciativa proposta pelo governo chinês em 2013, e a Capital Airlines espera construir uma rede aérea entre a China e os países lusófonos com Lisboa como um importante ponto de conexão.

"Em termos de localização geográfica, Portugal está num ponto importante para conectar a América Latina e a África. Planejamos cooperar com as companhias aéreas Azul do Brasil e TAP de Portugal para levar mais passageiros para o Brasil e o norte da África via Lisboa", indicou Wang.

No ano passado, cerca de 200 mil turistas chineses visitaram Portugal.

Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:

Telefone: 0086-10-8805-0795

Email: portuguese@xinhuanet.com

010020071380000000000000011100001364740141