Chanceler chinês promete apoiar política exterior independente das Filipinas

2017-07-26 14:17:52丨portuguese.xinhuanet.com

PHILIPPINES-MANILA-CHINESE FOREIGN MINISTER-MEETING

O ministro chinês das Relações Exteriores, Wang Yi (e), cumprimenta seu homólogo filipino, Alan Peter Cayetano, durante sua reunião bilateral em Manila, Filipinas, em 25 de julho de 2017. (Xinhua/Rouelle Umali)

Manila, 26 jul (Xinhua) -- O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, conversou na terça-feira em Manila com seu homólogo filipino, Alan Peter Cayetano, e disse que a China apoia a política externa independente das Filipinas.

Wang disse também que a China está disposta a ser um parceiro sincero na construção nacional das Filipinas.

Também assegurou que a China apoiará com firmeza a guerra das Filipinas contra as drogas e o terrorismo e prometeu maior apoio nesse sentido.

De acordo com Wang, a China já forneceu às Filipinas equipamentos para a detecção de narcóticos, a fim de ajudar o país em sua guerra contra as drogas e prometeu fornecer mais ajuda.

Wang também revelou que a China proporcionará fornecimentos de emergência no valor de mais de US$ 3 milhões às Filipinas para ajudar no trabalho de reabilitação da cidade filipina de Marawi, afetada na guerra contra os extremistas.

O chanceler Wang disse que a China apoia a política de Duterte de desenvolver a amizade e a cooperação com a China e disse que a política se posiciona no lado correto da história e favorece os interesses dos povos dos dois países.

"Os chineses valorizam a amizade e retribuem a amabilidade que se têm por nós. Queremos ser bons amigos e bons vizinhos do povo filipino", acrescentou.

Durante as negociações com Cayetano, Wang disse que a China apoia com firmeza o papel das Filipinas como presidente rotatório da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) este ano.

"A China está disposta a estabelecer uma comunicação e coordenação com as Filipinas para ajudar a organizar a reunião de líderes do Leste asiático sobre cooperação e para impulsionar um maior progresso nas relações China-ASEAN e na cooperação no Leste Asiático", disse Wang.

Wang também afirmou que a China se manterá firme ao lado das Filipinas e de outras nações da ASEAN para salvaguardar a paz e a estabilidade no Mar Sul da China.

Wang indicou que através dos esforços conjuntos da China, Filipinas e outros países da ASEAN, a situação no Mar do Sul da China se encaminha à estabilidade e que a cooperação e os elementos positivos estão crescendo.

"Foi alcançado o Código de Conduta no Mar Sul da China. Estes fatos demonstram ao mundo inteiro que a China e os países da ASEAN têm capacidade plena e bom julgamento para resolver as disputas e salvaguardar a estabilidade no Mar do Sul da China", disse Wang.

"Se houver forças fora da região que não queiram ver a estabilidade no Mar do Sul da China e ainda queiram gerar problemas no Mar do Sul, teremos que nos unir e lhes dizer juntos que não", acrescentou Wang.

De sua parte, Cayetano disse que as relações bilaterais entre a China e as Filipinas entraram em uma "era de ouro", enfatizando o aprofundamento dos laços.

Durante o encontro, os dois lados também trocaram pontos de vistas sobre infraestrutura, economia e comércio, bem-estar do povo, arte e cultura, entre outros tópicos.

Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:

Telefone: 0086-10-8805-0795

Email: portuguese@xinhuanet.com

010020071380000000000000011100001364742261