Manchester inicia compartilhamento de bicicletas com casos de abusos e vandalismo

2017-07-26 16:52:49丨portuguese.xinhuanet.com

Por Zhang Dailei

Manchester, 25 jul (Xinhua) -- Quase um mês atrás, a Mobike, empresa chinesa de compartilhamento de bicicletas, trouxe 1.000 bicicletas para a região metropolitana de Manchester, na Inglaterra, para começar o primeiro ciclo de ciclismo compartilhado da cidade.

Enquanto muitos mancunianos se tornaram adeptos imediatos do modelo de sistema de bicicletas compartilhadas, alguns abusos e vandalismo foram relatados. Os meios de comunicação locais e os especialistas estão se perguntando se a Mobike poderia ajudar a cidade a abraçar uma melhor e verdadeira cultura de compartilhamento de bicicletas.

MOBIKE AMADA

É bastante fácil detectar as icônicas bicicletas de cor prata e laranja nas ruas de Manchester e Salford. Fora da Biblioteca Central de Manchester, seis Mobikes estão estacionados sob uma árvore. Em menos de 10 minutos, duas delas são utilizadas por dois homens que trabalham nas proximidades.

"Eu uso as bicicletas quase todos os dias úteis, indo para casa ou para uma reunião com alguém a uma certa distância", disse à Xinhua Josh Potter, um funcionário do banco local, "Você pode encontrá-las através do smartphone e deixá-las em qualquer lugar. É conveniente e excelente".

Usando bicicletas especialmente projetadas com GPS e tecnologia exclusiva de bloqueio inteligente, a Mobike permite que usuários de seu aplicativo de smartphone encontrem uma bicicleta próxima, reserve-a e a desbloqueie. Após chegar ao seu destino, o usuário estaciona a bicicleta na calçada e a trava, automaticamente tornando a bicicleta disponível para o próximo usuário.

Matt Carter, um jovem de 20 anos, mudou seu percurso desde que a Mobike chegou a Manchester. Ele costumava ir para o trabalho de metrô e bonde, o que custava pelo menos 8 libras (10,4 dólares americanos) todos os dias.

"Pedalar uma Mobike é muito mais barato, se eu tiver a sorte de encontrar uma perto da minha casa pela manhã", ele disse à Xinhua.

O depósito pelas bicicletas é de 49 libras e totalmente reembolsável. Para o mês especial de julho, a Mobike oferece um depósito com desconto de 29 libras aos usuários. O uso é cobrado a 50 pences por 30 minutos.

"Há muito apetite para o ciclismo, tanto dos usuários finais quanto das empresas e instituições locais que desejam se envolver de várias maneiras. Estamos muito felizes em contribuir com esse entusiasmo geral", diz Steve Pyer, gerente da Mobike na Grã-Bretanha, observando que os mancunianos agora estão fazendo 4.000 viagens usando Mobike todos os dias.

VANDALISMO

O uso indevido e o vandalismo das bicicletas estão suscitando preocupações públicas. Pelo menos 50 das bicicletas foram vandalizadas desde o lançamento em 30 de junho. Os relatórios disseram que algumas bicicletas foram abandonadas em lixeiras, com os rastreadores de GPS sendo desativados ou as travas esmagadas. Algumas bicicletas estão gravemente danificadas, ou mesmo sendo jogadas no canal.

Helen Pidd, editora da Guardian's North of England, diz que ficou "irritada ao seguir o aplicativo e ir parar em uma rua residencial onde há claramente uma Mobike escondida no jardim de alguém".

Ela expressa sua decepção e raiva em relatórios, escrevendo: "Eu realmente queria acreditar que podemos confiar coisas boas aos mancunianos (...) Você não culparia a Mobike por levar as bicicletas restantes para uma cidade com um comportamento melhor".

Os especialistas em transporte de Manchester também estão discutindo se a cidade está pronta para a Mobike e a cultura do ciclismo.

Ruth Oldenziel, um especialista em história do ciclismo de Manchester, afirma que quando o ciclismo é uma parte importante do transporte de uma cidade, as bicicletas serão universalmente respeitadas. Para atingir esse objetivo, ela argumenta que a cidade precisa investir mais em infraestrutura, melhorar ciclovias e aumentar o custo do estacionamento no centro da cidade.

O Manchester Evening News comentou recentemente em seu relatório que, quanto à questão de adotar uma verdadeira cultura de ciclismo, a cidade está no início de uma longa estrada. "Manchester tem uma colina íngreme para escalar e talvez a Mobike possa nos ajudar a começar essa jornada," diz.

DESEJO POR MAIS

Como o primeiro e único negócio de compartilhamento de bicicletas atualmente em Manchester, a Mobike foi apoiada pelo Conselho Municipal de Manchester, pelo Conselho Municipal de Salford e pelo Departamento de Transportes para a Grande Manchester. Todas as partes estão otimistas de que a Mobike irá apoiar a maior aceitação do ciclismo na cidade.

Peter Connor, conselheiro e o prefeito cerimonial da cidade de Salford, disse à Xinhua que seus colegas e amigos estão todos fascinados com a Mobike. "Precisamos de mais, e agradecemos à empresa chinesa por trazê-las para nós," diz ele.

Um ativista de ciclismo local, Nick Hubble, disse que o vandalismo é inevitável nos primeiros dias do negócio de bicicletas compartilhadas. "Isso realmente está se tornando popular. O vandalismo é um assunto de nossas questões sociais, mas será somente nos primeiros dias e eu estou otimista".

Pyer, gerente da Mobike UK, diz que a maioria das bicicletas está sendo usada de forma legítima e o feedback de moradores, empresas e centros comunitários é positivo.

A empresa assinou 14 acordos de patrocínio com empresas locais de Manchester e agora está em negociações com mais empresas, universidades e hospitais que estão interessados em disponibilizar as bicicletas compartilhadas para seus funcionários e equipes.

Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:

Telefone: 0086-10-8805-0795

Email: portuguese@xinhuanet.com

010020071380000000000000011100001364743941