Cúpula regional pede ação contra aumento da falta de água até 2050 por Feng Yingqiu

2017-12-14 10:27:29丨portuguese.xinhuanet.com

Yangon, 13 dez (Xinhua) -- A Cúpula Ásia-Pacífico sobre Água, de dois dias de duração, terminou nesta terça-feira na cidade de Yangon, em Mianmar, com uma Declaração de Yangon pedindo uma ação contra a crescente necessidade de água por parte dos asiáticos até 2050.

"Cerca de 1,1 bilhão de pessoas na Ásia vivem em áreas atualmente com severo estresse hídrico e, a menos que sejam tomadas medidas significativas, esse número deverá aumentar em mais de 40% até 2050," disse a Declaração de Yangon, divulgada após várias discussões dos líderes da Região Ásia-Pacífico.

A cúpula estabeleceu um curso para o desenvolvimento sustentável da região com uma perspectiva sobre a água, melhoria na cooperação na proteção contra desastres relacionados à água, incentivo à parceria e compartilhamento do conhecimento e experiência.

O ministro dos Transportes e Comunicações de Mianmar, U Thant Sin Maung, que também é vice-presidente do Comitê Nacional de Recursos Hídricos de Mianmar, anunciou a adoção da Declaração de Yangon, incentivando a cooperação mútua entre os países da região a alcançar a segurança da água a nível regional e nacional bem como nível global.

Observando que a ação de Mianmar em relação à desastres relacionados à água ainda está apenas a meio caminho, U Thant Sin Maung enfatizou a necessidade de ser proativo na parte de proteção, que inclui medidas de mitigação que previnem ou reduzem o impacto de desastres hídricos.

Apontar o potencial dos recursos hídricos para a realização de uma economia baseada na água em Mianmar é brilhante, ele enfatizou citando a necessidade de usá-lo de forma sustentável para garantir seu uso pelas futuras gerações.

No primeiro dia da Cúpula da água, o governo de Mianmar comprometeu-se a promover a parceria governo-sociedade-empresa (GCS) para a segurança da água e o desenvolvimento sustentável.

A conselheiro estadual, Aung San Suu Kyi, disse que a parceria oferecerá oportunidades consideráveis para as empresas baseadas na água no âmbito da gestão integrada dos recursos hídricos em Mianmar, prometendo ainda que o governo continuará a oferecer uma melhor segurança e desenvolver o quadro político e jurídico necessário para Investimento relacionado à água para florescer no país.

Aung San Suu Kyi convidou potenciais investidores domésticos e estrangeiros a se envolverem na oferta do país pelo desenvolvimento sustentável dos recursos hídricos.

Observando que a Ásia é o lar de metade das pessoas mais pobres do mundo, Aung San Suu Kyi disse que a água para a agricultura continua a consumir 80% dos recursos hídricos e ainda mais em Mianmar, onde cerca de 91% são consumidos pelo setor.

Destacando que a região da Ásia-Pacífico é a região mais propensa a desastres hídricos no mundo, ela advertiu que a crescente frequência de desastres relacionados à água na região forçou o governo de Mianmar a responder com unidade e resiliência, no entanto dizendo que existe uma ampla variedade no grau e qualidade de resposta de cada nação.

Aung San Suu Kyi incentivou todos os governos da região a fazer mais para lidar com a crescente ameaça de desastres causada pelas mudanças climáticas.

Ela citou um relatório do Banco Asiático de Desenvolvimento que aponta que apenas alguns países têm investido sabiamente em projetos e programas de redução do risco de desastres.

Ela insistiu que a colaboração entre os países da região permitirá que todos combatam mais eficazmente os desastres relacionados à água.

A 3ª Cúpula Ásia-Pacífico sobre Água, organizada pelo Ministério dos Transportes e Comunicações de Mianmar, sob o tema "Segurança da Água para o Desenvolvimento Sustentável", contou com a presença do vice-presidente U. Henry Van Thio e líderes de 48 países da região Ásia-Pacífico.

Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:

Telefone: 0086-10-8805-0795

Email: portuguese@xinhuanet.com

010020071380000000000000011100001368250451