China fortalecerá reforma das empresas estatais para melhorar a qualidade e eficiência

2017-12-14 13:23:12丨portuguese.xinhuanet.com

Beijing, 14 dez (Xinhua) -- A China impulsionará a reforma das suas empresas estatais a fim de fornecer uma maior força motriz para o desenvolvimento econômico de alta qualidade com capital estatal, segundo uma decisão feita nesta quarta-feira na reunião executiva do Conselho de Estado presidida pelo primeiro-ministro Li Keqiang.

A reunião, que ouviu um relatório sobre a reforma, supervisão e inspeção das empresas estatais centrais, decidiu que o sistema de gestão de ativos estatais será melhorado e que uma lista de poderes e obrigações em relação à supervisão e gerenciamento dos ativos estatais será criada para alcançar uma supervisão mais precisa. As empresas terão autonomia eficaz em suas operações na medida em que o governo aprofunda a reforma para aperfeiçoar a administração, fortalecer a inspeção e melhorar os serviços.

Passos sólidos serão tomados para cortar a capacidade produtiva excessiva e a questão das "empresas zumbis" será abordada de forma oportuna. A desalavancagem das empresas estatais e a redução de dívidas corporativas serão prioridades para controlar os riscos.

As empresas estatais da China registraram uma receita comercial total de mais de 41,9 trilhões de yuans (US$ 6,32 trilhões) nos primeiros dez meses deste ano, uma alta anual de 15,4%, obtendo lucros de 2,39 trilhões de yuans, um aumento de 24,6%, informou o Ministério das Finanças.

A reunião decidiu continuar melhorando a distribuição setorial, otimização estrutural e a reorganização estratégica do setor estatal. O capital estatal será canalizado principalmente para setores importantes e áreas vitais para a segurança nacional, a economia integral, o bem-estar do povo e o desenvolvimento de importantes infraestruturas.

"A reforma permitiu que as empresas estatais, especialmetne as centrais, obtivessem uma virada para cima em suas receitas comerciais, que chegaram ao nível mais alto em cinco anos", disse o premiê Li, acrescentando que as empresas estatais devem resolver os problemas identificados o mais cedo possível no processo de supervisão e inspeção.

A supervisão sobre a operação do capital estatal será reforçada, assim como a inspeção de ativos estatais no exterior, segundo a reunião.

"Departamentos relacionados do Conselho de Estado devem apoiar ativamente a reforma das empresas estatais e continuará procurando o aperfeiçoamento da administração, supervisão e melhoramento de serviços para ajudar no desenvolvimento de alta qualidade delas e para garantir a segurança e bons retornos de ativos estatais", assinalou Li.

Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:

Telefone: 0086-10-8805-0795

Email: portuguese@xinhuanet.com

010020071380000000000000011100001368255231