Tillerson sinaliza estar apto para conversar com RPDC apesar de Trump estar implacável

2017-12-14 16:52:06丨portuguese.xinhuanet.com

U.S.-WASHINGTON-REX TILLERSON-DPRK

O secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, fala durante o Fórum Fundação da Coreia - Conselho do Atlântico 2017 na sede do Atlantic Council em Washington DC, Estados Unidos, em 12 de dezembro de 2017. O secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, disse nesta terça-feira que Washington está disposto a iniciar conversas com a Coreia do Norte sem condições prévias. (Xinhua/Ting Shen)

Washington, 12 dez (Xinhua) -- O principal diplomata de Washington manifestou disposição para negociar com a Coreia do Norte (RPDC) sem pré-condições, indicando um abrandamento da posição dos EUA, embora a Casa Branca permaneça implacável.

"Estamos prontos para ter o primeiro encontro sem pré-condições," disse o secretário de Estado, Rex Tillerson, no Fórum Fundação da Coreia - Conselho do Atlântico 2017, um fórum de política anual co-organizado pelos think tanks Atlantic Council e Korea Foundation.

"Vamos nos encontrar," ele disse a uma audiência de cerca de 300 pessoas, acrescentando: "Nós podemos falar sobre o clima, se você quiserem".

No entanto, a Casa Branca, respondendo às observações de Tillerson, disse que não houve mudança de política em relação à RPDC.

"Os pontos de vista do presidente sobre a Coreia do Norte (RPDC) não mudaram," disse a secretária de comunicação da Casa Branca, Sarah Sanders, em um comunicado divulgado logo após o discurso de Tillerson.

Não foi a primeira vez que Trump e Tillerson pareciam não estar alinhados sobre a questão da Península Coreana.

Trump desprezou seu secretário de Estado há dois meses, quando o último tentou se conectar à Pyongyang para iniciar um diálogo.

"Poupe suas energias Rex," tuitou Trump.

As observações de terça-feira mostraram os esforços de Tillerson para buscar uma solução pacífica em meio a uma tensão crescente na península.

"Podemos, pelo menos, nos sentar e nos ver frente a frente, e então podemos começar a elaborar um mapa, um roteiro, sobre o que estaremos dispostos a trabalhar?" Tillerson disse no fórum.

"Não é realista dizer que só vamos conversar se você chegar à mesa pronto para desistir do seu programa," disse ele, referindo-se à devoção de longa data da RPDC aos programas nucleares e de mísseis e rápido avanço na tecnologia e alerta de Trump de intervenção militar se os programas não tivessem sido interrompidos.

Tillerson disse que o diálogo é possível se Pyongyang estiver pronta.

As observações aconteceram duas semanas depois que a RPDC testou com sucesso um míssil balístico intercontinental recentemente desenvolvido, com uma forte condenação da comunidade internacional.

Isso levou os EUA a re-designar a RPDC como um "Estado patrocinador do terrorismo" e uma nova rodada de sanções no país, visto por alguns especialistas como susceptíveis de escalar o confronto em curso entre Pyongyang e Washington.

Em seu discurso, Tillerson também pediu "um período de silêncio" se os dois países conversassem.

"Nós temos que ter um período de silêncio ou vai ser muito difícil ter discussões produtivas," disse ele.

Washington e Pyongyang têm trocado uma dura retórica nos últimos meses, com Trump ameaçando chatear "fogo e fúria" e "destruir totalmente" o país.

Os Estados Unidos têm insistido em que as negociações devem basear-se no desarmamento nuclear da RPDC.

No entanto, as observações de Tillerson parecem oferecer uma chance para os inimigos de longa data se sentarem e reiniciar suas longas conversas suspensas.

"O importante é começarmos", disse Tillerson.

Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:

Telefone: 0086-10-8805-0795

Email: portuguese@xinhuanet.com

010020071380000000000000011100001368259791