Administrador do PNUD elogia experiência da China na redução da pobreza

2017-12-14 19:03:09丨portuguese.xinhuanet.com

Beijing, 14 dez (Xinhua) -- O novo administrador do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Achim Steiner, elogiou a experiência da China no alívio da pobreza e deseja uma maior cooperação com o país.

A China não apenas fez avanços notáveis no alívio da pobreza ao longo dos anos, mas também tem se dedicado ao desenvolvimento compartilhado com outros países através da Iniciativa do Cinturão e Rota, disse à Xinhua em uma entrevista exclusiva na quarta-feira.

Steiner atuou como diretor-executivo dos Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente de 2006 a 2016 e foi nomeado administrador do PNUD em abril deste ano.

Ele ressaltou que nas últimas décadas a China tirou 700 milhões de pessoas da pobreza, respondendo por mais de 70% da redução da pobreza mundial, e que o país mantém uma taxa de crescimento relativamente alta diante da desaceleração econômica mundial.

"O avanço da China é excelente tanto em escala como em tempo. Nenhum outro país fez isto antes", disse Steiner, assinalando que a razão desse avanço é o sucesso econômico da China, que forneceu enormes recursos financeiros para investir na redução da pobreza.

Além do próprio desenvolvimento, a China propôs a Iniciativa do Cinturão e Rota e está impulsionado uma comunidade de futuro compartilhado para o ser humano. Essas propostas permitirão que a China realize uma cooperação mais estreita com outros países, acrescentou.

"O PNUD recebeu US$ 17 milhões da China nos últimos seis meses para apoiar projetos de resposta pós-desastre no Nepal, Bangladesh, Paquistão e Caribe. Ele e a China possuem muitas visões comuns na cooperação internacional. Ao trabalhar juntos, os dois podem acelerar o ritmo em cumprir as metas estabelecidas pela Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável."

Sediado em Nova York, o PNUD é a rede de desenvolvimento mundial das Nações Unidas e propõe mudar e conectar os países com conhecimento, experiência e recursos para construir uma vida melhor.

Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:

Telefone: 0086-10-8805-0795

Email: portuguese@xinhuanet.com

010020071380000000000000011100001368262021