DBRS atualiza taxa de dívida de Portugal, Moody's mantém

2018-04-22 10:42:49丨portuguese.xinhuanet.com

Lisboa, 20 abr (Xinhua) -- A agência de notação financeira DBRS subiu um nível de investimento de Portugal na sexta-feira, mas a Moody's manteve Portugal na categoria “junk bracket”.

Esperava-se que a Moody's se tornasse a terceira das agências de classificação entre as "Três Grandes" a remover a classificação “junk bracket” de Portugal. A Standard & Poor's reintegrou Portugal ao grau de investimento em setembro de 2017 e a Fitch fez o mesmo em dezembro.

Mas a Moody's não emitiu nenhuma revisão, o que significa que ainda classifica a dívida de Portugal como "Ba1", um nível abaixo do grau de investimento.

Se a Moody's tivesse promovido Portugal, a dívida do país teria sido classificada como ‘grau de investimento’ por todas as principais agências de classificação pela primeira vez desde 2011, ano em que Portugal solicitou um pacote de resgate de 78 bilhões de euros da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional.

A DBRS tomou um caminho diferente das "Três Grandes", nunca tendo rebaixado Portugal para nível “junk bracket”. Na sexta-feira, subiu Portugal em um nível, de "BBB low", seu grau de investimento mais baixo, para "BBB", o segundo mais baixo, mantendo uma perspectiva estável.

O Banco Central Europeu reconhece os ratings DBRS, portanto, durante toda a crise econômica de Portugal, o país qualificou-se para o programa de compra de (títulos) da dívida soberana do BCE.

Mas alguns investidores institucionais, incluindo os fundos de riqueza soberana e os fundos de pensão, só podem comprar dívidas que tenham sido classificadas como ‘grau de investimento’ pela Moody's, Fitch e S&P. Uma melhoria da Moody's teria, assim, ampliado o ‘pool’ de investidores de Portugal e reduzido os custos de empréstimos.

A ‘yield’, associada aos títulos de Portugal a 10 anos, atingiu mínimos de 3 anos na sexta-feira, na expectativa do ‘upgrade’ da Moody's. Como isso não aconteceu, espera-se que os rendimentos se corrijam para mais, quando os mercados europeus reabrirem na segunda-feira, apesar da ajuda da DBRS.

Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:

Telefone: 0086-10-8805-0795

Email: portuguese@xinhuanet.com

010020071380000000000000011100001371281261