Presidente chinês traça plano para desenvolver força chinesa no ciberespaço

2018-04-22 17:27:47丨portuguese.xinhuanet.com

CHINA-BEIJING-XI JINPING-CONFERENCE-CYBERSECURITY-SPEECH (CN)

(Xinhua/Li Tao)

Beijing, 22 abr (Xinhua) -- O presidente chinês, Xi Jinping, pediu que se aproveite "profundamente" a oportunidade histórica para o desenvolvimento da informatização a fim de construir a força do país no ciberespaço.

Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China, presidente da Comissão Militar Central, e líder da Comissão Central para Assuntos de Ciberespaço, fez o comentário em uma reunião nacional sobre o trabalho de cibersegurança e informatização realizada de sexta-feira a sábado.

O primeiro-ministro Li Keqiang, vice-diretor da comissão, presidiu a reunião, da qual participaram outros líderes, como Li Zhanshu, Wang Yang, Zhao Leji e Han Zheng. Wang Huning, também vice-diretor da comissão, pronunciou um discurso de encerramento na conferência.

Desde o 18º Congresso Nacional do PCC, a China obteve um progresso histórico no desenvolvimento da cibersegurança e informatização, formou um modelo de governança do ciberespaço com características chinesas e desenvolveu um pensamento estratégico para avançar a força do país neste sentido, disse Xi.

Xi pediu a melhora da capacidade de governança no ciberespaço e o desenvolvimento de uma rede de administração dirigida pelo Partido.

Os meios de comunicação pela internet devem propagar informações positivas, manter a direção política correta e orientar a opinião e os valores do público para a direção correta.

Os fornecedores de serviços de internet devem assumir a responsabilidade para evitar que o ciberespaço se degrade em uma plataforma cheia de informações nocivas, falsas e provocadoras.

Esforços devem ser feitos para melhorar a autodisciplina da indústria de internet e mobilizar todos os setores para que participem de maneira ativa da governança do ciberespaço.

Xi enfatizou a cibersegurança e mencionou que a China reforçará a segurança da infraestrutura de informação, desenvolverá mecanismos, ferramentas e plataformas de coordenação para a cibersegurança, melhorará a capacidade para responder a emergências de cibersegurança e apoiará as indústrias relevantes.

A China punirá fortemente os atos criminais, incluindo a pirataria cibernética, a fraude de telecomunicações e a violação à privacidade dos cidadãos, disse Xi.

Ao enfatizar que o país se esforçará para obter avanços nas tecnologias da informação chave, Xi explicou que mais recursos serão destinados à pesquisa, desenvolvimento industrial e formulação de políticas.

O desenvolvimento da cibersegurança e a informatização devem contribuir para a iniciativa chinesa de desenvolver uma economia modernizada e obter um desenvolvimento de alta qualidade, e para o novo modelo de industrialização, urbanização e modernização agrícola, acrescentou Xi.

Esforços devem ser feitos para desenvolver a economia digital, promover a integração profunda entre internet, big data, inteligência artificial e economia real e tornar os setores da manufatura, agricultura e serviços mais digitalizados, inteligentes e movimentados pela internet, assinalou o presidente.

A visão de desenvolvimento concentrado no povo deve ser mantida durante o desenvolvimento do ciberespaço e o bem-estar do povo deve ser o ponto de início e a base para o desenvolvimento da tecnologias da informação, segundo Xi.

Xi pediu a melhora da integração militar-civil no campo da cibersegurança e informatização, qualificando-a como uma fronteira chave e de vanguarda com a maior vitalidade e potencial na campanha de integração.

O presidente pediu a criação de uma rede de integração geral e altamente eficiente.

Xi disse que é uma tendência geral e aspiração comum do povo promover a reforma do sistema de governança do ciberespaço aderindo a uma abordagem multilateral com a participação de todos, incluindo governo, organizações internacionais, empresas de internet, comunidades de tecnologia, instituições não governamentais e indivíduos.

A governança do ciberespaço sob o marco das Nações Unidas deve avançar e as entidades não estatais devem desempenhar um melhor papel, indicou Xi.

O presidente chinês pediu mais cooperação com os países ao longo do Cinturão e Rota em infraestrutura da internet, economia digital e cibersegurança para construir uma rota da seda digital do séculos 21.

Xi enfatizou também a liderança centralizada e unificada do Partido sobre a cibersegurança e informatização.

Ao presidir a conferência, o primeiro-ministro Li Keqiang disse que Xi apontou uma direção clara para o desenvolvimento aproveitando a oportunidade histórica da revolução da informação e melhorando a cibersegurança e informatização, assim como intensificando a construção de uma força da internet.

Em suas declarações, Wang Huning pediu medidas concretas para implementar o discurso de Xi, um "documento guia" para a cibersegurança e informatização na nova época.

Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:

Telefone: 0086-10-8805-0795

Email: portuguese@xinhuanet.com

010020071380000000000000011100001371287861