Chefe do FMI pede que EUA e China resolvam tensões comerciais via instituições multilaterais

2018-04-23 11:27:46丨portuguese.xinhuanet.com

Washington, 23 abr (Xinhua) -- Christine Lagarde, diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), pediu no sábado que os Estados Unidos e a China resolvam as tensões comerciais via instituições multilaterais baseadas em regras.

Em uma coletiva de imprensa após uma reunião do Comitê Monetário e Financeiro Internacional (CMFI), o órgão de definição de políticas do FMI, Lagarde disse que os EUA e a China devem trabalhar com base no livre comércio e dentro da estrutura de instituições multilaterais baseadas em regras.

"É importante, como uma comunidade global, mantermos o comércio aberto e garantirmos que trabalhemos dentro do sistema multilateral. Temos de garantir que se houver disputas, elas sejam resolvidas", disse o presidente do CMFI e do Banco de Reserva da África do Sul, Lesetja Kganyago.

O conselho de Lagarde veio após o Secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, anunciar no sábado que estava considerando uma viagem a Beijing para discutir assuntos comerciais com seu homólogo chinês.

"Não farei nenhum comentário sobre datas, e também não tenho nada confirmado, mas a viagem está em consideração", disse Mnuchin à mídia.

A administração de Trump ameaçou recentemente impor tarifas sobre até US$ 150 bilhões de importações da China. O país asiático, por sua vez, prometeu retaliar contra exportações dos EUA se a administração de Trump avançar com as taxas.

Na última quinta-feira, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying, ressaltou que o unilateralismo e o protecionismo comercial prejudicarão inevitavelmente os outros sem beneficiar a quem o pratica, já que a economia global está profundamente integrada.

Citando um relatório do Instituto Brookings, Hua disse que uma guerra comercial EUA-China resultará em uma perda de mais de 2,1 milhões de empregos em 2.700 condados norte-americanos.

Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:

Telefone: 0086-10-8805-0795

Email: portuguese@xinhuanet.com

010020071380000000000000011100001371305031