Enfoque: Xi e Modi se reunirão no centro da China

2018-04-23 11:27:47丨portuguese.xinhuanet.com

Beijing, 23 abr (Xinhua) -- O presidente chinês, Xi Jinping, realizará uma reunião informal com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, em 27 e 28 de abril em Wuhan, capital da Província de Hubei, centro da China.

O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, fez o anúncio neste domingo, depois das conversações com a ministra indiana dos Assuntos Exteriores, Sushma Swaraj.

Em uma entrevista coletiva com os dois ministros, Wang disse que Xi e Modi terão comunicação estratégica sobre as profundas mudanças do mundo, e trocarão, de forma aprofundada, opiniões sobre questões gerais, de longo prazo e estratégicas sobre as relações China-Índia.

O último encontro entre Xi e Modi aconteceu na cidade de Xiamen, no sudeste da China, em setembro passado, após a 9ª cúpula do BRICS.

Wang disse que o socialismo com características chinesas entrou em uma nova época, enquanto a Índia está em um período crítico para o seu desenvolvimento e revitalização

Neste contexto, Xi e Modi decidiram realizar este encontro informal, que ajudará a aprofundar a confiança mútua entre os dois líderes, fazer um julgamento estratégico sobre o padrão mundial e as relações China-Índia, e orientar os dois países a estabelecer novas metas e abrir novas perspectivas para os laços bilaterais, assinalou Wang.

"Isso não só beneficia os dois países e povos, mas também terá influência significativa e positiva na paz e desenvolvimento regional e mundial", continuou.

Avaliando as duas nações como "parceiros naturais da cooperação", Wang disse que seus interesses comuns superam em muito suas disputas. "É uma escolha inevitável dos dois países manter uma amizade de longo prazo, cooperação benéfica mútua e desenvolvimento comum".

Segundo o ministro, os dois países manterão uma coordenação próxima e farão bons preparativos para a reunião dos líderes, a fim de ajudar a torná-lo um "novo marco" na história das relações China-Índia.

"Os dois países devem aproveitar a oportunidade da reunião dos líderes para consolidar a confiança estratégica, aprofundar a cooperação substancial, resolver adequadamente as disputas e realizar o desenvolvimento comum, contribuindo para a paz e o desenvolvimento regional e mundial", disse Wang enquanto conversava com Swaraj.

Swaraj, por sua parte, afirmou que a decisão de realizar uma reunião informal entre os dois líderes revelou a forte disposição de ambos os lados em fortalecer a comunicação estratégica.

A Índia está disposta a trabalhar com a China para aprofundar a amizade dos líderes durante a reunião, aumentar a confiança entre os dois países e promover a parceria estratégica cooperativa com a China para um novo patamar, disse ela durante as negociações com Wang.

Swaraj está em visita de trabalho à China e participará da reunião do Conselho de Ministros das Relações Exteriores da Organização de Cooperação de Shanghai (OCS), marcada para terça-feira em Beijing.

Na coletiva de imprensa conjunta, Wang disse que os dois países melhorarão a coordenação na plataforma da OCS e trabalharão juntos para resultados frutíferos da próxima cúpula da OCS na cidade litorânea de Qingdao, no leste da China, em junho, com a China ocupando a presidência rotativa.

A China parabeniza a Índia por se tornar membro da OCS, disse Wang.

Os dois países trabalharão com outros Estados-membros para promover a OCS a desempenhar um papel mais construtivo no fortalecimento da segurança e estabilidade regional, bem como prosperidade e desenvolvimento, disse Wang.

   1 2   

Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:

Telefone: 0086-10-8805-0795

Email: portuguese@xinhuanet.com

010020071380000000000000011100001371305041