China dá boas-vindas à melhoria de laços Rússia-EUA

2018-07-18 10:12:25丨portuguese.xinhuanet.com

Beijing, 18 jul (Xinhua) -- A China dá as boas-vindas à melhora das relações entre a Rússia e os Estados Unidos, disse na terça-feira Hua Chunying, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês.

Hua fez as declarações durante uma entrevista coletiva ao comentar sobre a primeira reunião oficial cara a cara entre os presidentes norte-americano, Donald Trump, e russo, Vladimir Putin, em Helsinque.

A porta-voz disse que a China dá as boas-vindas à reunião entre os chefes de Estado da Rússia e dos EUA.

"Tanto a Rússia como os EUA são membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e grandes países com influência internacional importante, e têm responsabilidades importantes em relação à paz e segurança internacionais", disse Hua, acrescentando que "a China está contente em ver que a Rússia e os EUA melhoram as relações."

"A China espera que as duas partes fortaleçam a comunicação e expandam a cooperação, o que é favorável para a causa da paz e desenvolvimento mundiais e ajudará a comunidade internacional a enfrentar de maneira conjunta os desafios comuns".

Em relação à questão se a reunião afetaria os laços China-Rússia ou China-EUA, Hua indicou que a China tem "plena confiança na parceria estratégica integral de coordenação entre a China e a Rússia e as relações sino-russas não serão afetadas por nenhum fator externo".

"Nossa posição sobre o desenvolvimento das relações China-EUA também é clara e consistente", afirmou.

Trump e Putin começaram sua primeira reunião bilateral na segunda-feira em Helsinque, onde concordaram em cooperar sobre o conflito na Síria, o terrorismo e o desarmamento nuclear.

Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:

Telefone: 0086-10-8805-0795

Email: portuguese@xinhuanet.com

010020071380000000000000011100001373323891