Visita de Xi aos EAU mostra êxitos e promete maior cooperação sino-árabe

2018-07-22 03:29:53丨portuguese.xinhuanet.com

UAE-CHINA-XI JINPING-ARRIVAL

(Xinhua/Li Xueren)

Abu Dhabi, 21 jul (Xinhua) -- No meio do clima abrasador nos Emirados Árabes Unidos (EAU), alguns dos locais emblemáticos do país do Golfo, incluindo o edifício mais alto do mundo, a torre Burj Khalifa, e o hotel de luxo de sete estrelas Burj Al Arab iluminaram o céu noturno com a bandeira nacional chinesa e as mensagens em chinês.

Trata-se de uma grande hospitalidade mostrada pelos líderes dos EAU, que empregaram todos os meios para dar as boas-vindas ao presidente chinês, Xi Jinping.

Xi concluiu no sábado sua primeira visita de Estado aos EAU, mostrando os grandes êxitos e o futuro brilhante da cooperação de benefício mútuo entre a China e os EAU, e o mundo árabe em geral.

HOSPITALIDADE PARA AMIGOS ÍNTIMOS

A visita de Xi aos EAU é sua primeira viagem ao estrangeiro desde sua reeleição e a primeira escala de sua viagem atual que também o levará ao Senegal, Ruanda, África do Sul e Maurício.

Logo depois que seu avião entrou no espaço aéreo do país, foi escoltado por 12 caças dos EAU.

A sua chegada ao aeroporto na capital dos EAU de Abu Dhabi, Xi e sua esposa, Peng Liyuan, foram recebidos calorosamente pelo vice-presidente e primeiro-ministro dos EAU, Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, e o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Sheikh Mohammed bin Zayed Al Nahyan, em uma boa-vinda de Estado que só se oferece aos parceiros mais importantes do país e aos hóspedes mais distinguidos.

Durante a visita, os líderes dos EAU outorgaram a Ordem de Zayed, nomeada assim em honra do pai fundador dos EAU, a Xi, o primeiro chefe de Estado chinês em visitar o país em 29 anos, no Palácio Presidencial. A honra é raramente concedida e está reservada para os parceiros mais estimados entre os chefes de Estado do mundo inteiro.

Xi também recebeu um cavalo de carreiras puro-sangue árabe. A família real dos EAU tem uma tradição de obsequiar cavalos árabes a hóspedes distinguidos.

Inclusive antes da visita, um grande entusiasmo e altas expectativas sobre a visita de Xi já encheram os corações de muitos no país árabe do Golfo.

Uma "porta de boas-vindas" de estilo chinês foi ereta no caminho que conduz ao Palácio Presidencial, enquanto as bandeiras chinesas e dos EAU foram içadas nos postes de luz ao longo das ruas principais de Abu Dhabi.

Diversos eventos culturais chineses foram organizados em Abu Dhabi como parte da Semana da China, de 17 a 24 de julho, durante a qual se mostram artes e artesanatos, pinturas, obras de caligrafia, livros e filmes da China.

A China e os EAU se tornaram em amigos íntimos que se ajudam e se complementam, e em parceiros importantes que sempre se comunicam e coordenam nos assuntos regionais e internacionais, disse Mohammed Al-Hammadi, editor chefe do Al Ittihad, um importante jornal dos EAU.

VISITA HISTÓRICA

A visita de Xi aos EAU sublinhou o desejo sincero e a forte determinação dos dois países para fazer avançar suas relações amistosas e de cooperação a um nível superior 34 anos depois de que estabeleceram as relações diplomáticas.

Mais importante ainda, esta visita, que teve lugar depois da oitava conferência ministerial do Fórum de Cooperação China-Estados Árabes (CASCF, siglas em inglês) em Beijing, representou o primeiro passo concreto da China para cumprir sua promessa de estabelecer uma parceria estratégica orientada ao futuro entre a China e os países árabes.

Durante a visita de Xi, a China e os EAU concordaram em elevar suas relações bilaterais a uma parceria estratégica integral, o que abriu um novo capítulo para fortalecer a cooperação bilateral.

As duas partes também assinaram um número de acordos sobre a implementação dos projetos de cooperação sob a Iniciativa do Cinturão e Rota.

Durante as conversações com os líderes dos EAU, Xi expressou sua convicção de que a elevação das relações China-EAU ajudará a aprofundar a confiança estratégica mútua e elevar o nível de cooperação de benefício mútuo.

Os líderes dos EAU descreveram a visita de Xi como histórica e que ajudará a promover o desenvolvimento das relações estratégicas bilaterais.

"Valorizamos esta visita e a consideramos histórica posto que estabelece uma nova etapa estratégica nas relações de ambos os países", escreveu Sheikh Mohammed bin Rashid em seu Tweeter.

Sheikh Mohammed bin Zayed qualificou no Twitter a visita de Xi como uma "visita histórica de todos os pontos de vista" que "anuncia uma nova etapa de cooperação entre os dois países em todas as áreas".

Em uma declaração conjunta, as duas partes prometeram aumentar o comércio e reforçar as vantagens complementares facilitando mais o comércio e o investimento, promovendo conjuntamente a construção de uma zona de livre comércio, e tornando sua zona de demonstração de cooperação em capacidade em um exemplo de seus projetos conjuntos.

Para fortalecer mais o entendimento mútuo, prometeram realizar conferências e simpósios para discutir as oportunidades de cooperação sob a Iniciativa do Cinturão e Rota. As duas partes também concordaram em expandir o investimento mútuo e aproveitar o potencial de cooperação nas áreas como energia limpa e renovável.

Ao assinalar que a cooperação em petróleo e gás é um pilar importante da cooperação bilateral prática, as duas partes prometeram aprofundar a cooperação no comércio de petróleo bruto, a exploração de petróleo e gás e o desenvolvimento de campos petrolíferos.

Os dois países também concordaram em fortalecer os intercâmbios entre os povos através de abrir centros culturais, lançar projetos culturais conjuntos e participar de atividades culturais bilaterais.

ENLAÇANDO ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO

Depois de 34 anos de progresso estável, as relações China-EAU agora se encontram em uma via rápida, disse à Xinhua em uma entrevista recente o embaixador chinês nos EAU, Ni Jian, em referência ao comércio e a cooperação de rápido crescimento nas áreas como comércio, finanças, cultura e turismo.

Sultan bin Ahmed Sultan Al-Jaber, ministro de Estado e presidente do Conselho Nacional de Imprensa dos EAU, esteve de acordo e disse que a relação bilateral é uma relação estratégica de longo prazo nas áreas política, econômica, cultural e social e em muitas outras.

Como um centro regional de comércio, finanças, logística e turismo com sua localização e políticas vantajosas, os EAU lideram agora os países do Golfo que procuram uma cooperação mais estreita com a China.

Os EAU se tornaram no segundo maior parceiro comercial e o maior destino de exportação da China na região do Oeste Asiático e do Norte Africano, enquanto a China foi um dos parceiros comerciais maiores dos EAU durante diversos anos. O volume de comércio entre os dois países chegou a US$ 41 bilhões em 2017.

Como o primeiro país árabe do Golfo em estabelecer uma parceria estratégica com a China em 2012, os EAU assinaram uma série de acordos com a China, incluindo um de swap de divisas.

O Fundo da Rota da Seda, criado em dezembro 2014, esteve financiando projetos de infraestrutura em Dubai, incluindo a Usina Elétrica de Carvão Limpo Hassyan. A usina fornecerá 20% da eletricidade da cidade uma vez que entre em operação para o ano de 2020, quando Dubai organizará a Expo Mundial.

"Esta estação elétrica de carvão limpo é um símbolo da parceria de energia limpa EAU-China, e uma joint-venture bem-sucedida sob a Iniciativa do Cinturão e Rota da China", disse Tie Sijia, subgerente do projeto Hassyan.

Em um artigo assinado publicado nos importantes jornais dos EAU ontem, Xi pediu construir "uma comunidade do destino compartilhado entre a China e os EAU na cooperação no Cinturão e Rota".

A China assinou acordos de cooperação do Cinturão e Rota com nove países árabes e acordos de cooperação em capacidade de produção com cinco países árabes.

Além disso, há um potencial enorme para desenvolver mais os laços entre a China e os países árabes pois a Iniciativa do Cinturão e Rota proposta pela China se enlaça com as novas estratégias de desenvolvimento de muitos países árabes que procuram ativamente transformar seus tradicionais modelos econômicos dependentes do petróleo.

Como a China e os países árabes albergam sonhos de revitalização, estão abraçando um futuro mais brilhante ao impulsionar sua cooperação de benefício mútuo e procurar resultados de ganho mútuo. 

   1 2 3 4   

Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:

Telefone: 0086-10-8805-0795

Email: portuguese@xinhuanet.com

010020071380000000000000011100001373400881