Presidente chinês Xi chega ao Senegal para visita de Estado

2018-07-22 08:09:54丨portuguese.xinhuanet.com

SENEGAL-CHINA-XI JINPING-ARRIVAL

 (Xinhua/Li Xueren)

Dacar, 21 jul (Xinhua) -- O presidente chinês Xi Jinping chegou hoje à capital senegalesa para a primeira visita de Estado por um chefe de Estado chinês ao Senegal em nove anos e sua primeira ao país no Oeste Africano.

Xi e sua esposa, Peng Liyuan, foram calorosamente recebidos pelo presidente senegalês, Macky Sall, e sua esposa, e o primeiro-ministro Mohamed Dionne no aeroporto. Sall realizou uma cerimônia de recepção para o presidente chinês.

Xi, em nome do governo e povo chinês, ofereceu cumprimentos cordiais e bons desejos ao governo e povo do Senegal.

De acordo com Xi, foi a quarta visita dele à África desde que tomou posse de presidente chinês em 2014, e que o Senegal foi a primeira parada de sua viagem à África e sua primeira visita a um país no Oeste Africano como presidente chinês.

China e Senegal são bons amigos e bons parceiros, disse Xi, acrescentando que nos últimos anos, as relações bilaterais registraram um crescimento rápido com resultados frutíferos na cooperação em várias áreas.

China e Senegal, segundo ele, testemunharam intercâmbios políticos estreitos, cada mais maior confiança mútua, desenvolvimento estável da cooperação de benefício mútuo, intercâmbios pessoais e culturais e coordenação e cooperação estreita nos assuntos regionais e internacionais.

Em 2016, Xi e Sall concordaram em elevar as relações para uma parceria cooperativa estratégica abrangente e chegaram a muitos consensos sobre a expansão da cooperação bilateral, de acordo com o presidente chinês.

Ele disse esperar ter uma troca profunda de pontos de vista com Sall sobre as relações bilaterais e os assuntos regionais e internacionais de interesse comum, e impulsionar um ao outro para um maior desenvolvimento dos laços bilaterais.

Sall deu as boas-vindas a Xi em nome do governo e povo senegalês, e disse que os arranjos testificaram que a parte chinesa dá importância às relações com o Senegal, e que o povo senegalês é honrado muito.

A visita desempenhará um papel importante na promoção do desenvolvimento das relações Senegal-China, além das relações África-China.

O presidente chinês chegou ao Senegal dos Emirados Árabes Unidos (EAU) onde o príncipe da coroa de Abu Dhabi, Sheikh Mohammed bin Zayed Al Nayan, os principais ministros e membros da família real se despediram a Xi no aeroporto.

Durante sua estadia, Xi terá conversações com o presidente senegalês Macky Sall e testemunhará a assinatura de uma série de documentos de cooperação.

Senegal é a segunda parada da primeira viagem ao exterior de Xi desde que foi reeleito presidente chinês em março. Ele já visitou o EAU e visitará Ruanda e África do Sul, e participará da 10ª Cúpula do BRICS em Joanesburgo, além de visitar Maurício durante uma escala.

   1 2 3   

Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:

Telefone: 0086-10-8805-0795

Email: portuguese@xinhuanet.com

010020071380000000000000011100001373403311