Entrevista: Visita do presidente chinês a Ruanda levará os laços bilaterais para uma nova época, diz embaixador

2018-07-23 01:29:53丨portuguese.xinhuanet.com

Kigali, 22 jul (Xinhua) -- As relações sino-ruandesas se encontram em um período de desenvolvimento rápido, disse o embaixador chinês Rao Hongwei, à Xinhua, em uma entrevista recente, considerando que a próxima visita do presidente chinês Xi Jinping levará as relações para uma nova época.

A convite de seu homólogo ruandês, Paul Kagame, Xi realizará uma visita de Estado a Ruanda, a primeira de um chefe de Estado chinês a esse país africano.

A visita, que despertou uma grande esperança em todos os setores da sociedade ruandesa, acelerará e aprofundará solidamente o desenvolvimento dos laços bilaterais, assegurou o diplomata.

Desde o estabelecimento de laços diplomáticos em 1971, a confiança política entre os dois países aumentou e a amizade entre ambos os povos se consolidou continuamente, disse o embaixador.

Além disso, ambas as nações mantiveram uma boa coordenação nos assuntos regionais e internacionais, cooperando de forma ampla e profunda em infraestrutura, agricultura, educação e saúde, acrescentou.

A China, a maior parceira comercial de Ruanda, apoiou muito o processo de reconstrução e industrialização do país africano.

O governo chinês começou a dar bolsas de estudo a estudantes ruandeses em 1976 e o ensino do idioma chinês no país africano avança a bom ritmo, enfatizou Rao.

Quanto ao atendimento médico, a China iniciou em 1982 o envio de equipes médicas a Ruanda e, após, centenas de especialistas chineses foram a trabalhar ali.

Desde a visita à China do presidente Kagame em março do ano passado, acrescentou Rao, a relação entre os dois países entrou em uma fase de desenvolvimento rápido e a cooperação bilateral recebeu novas oportunidades.

Existe um grande potencial para sintonizar a iniciativa do Cinturão e Rota, proposta pela China, e o plano de desenvolvimento ruandês, conhecido como Visão 2020, e potencializar a colaboração de benefício mútuo, sublinhou.

Nas duas últimas décadas, houve estabilidade política e desenvolvimento econômico em Ruanda, onde há agora estradas novas, segurança e ambiente empresarial favorável, apontou o embaixador.

O desenvolvimento de Ruanda não só melhora a qualidade de vida de seus cidadãos e ganha uma boa reputação na comunidade internacional, mas também representa boas oportunidades de investimento e negócios para outros países, indicou Rao.

Ruanda também quer promover sua indústria turística e atrair mais turistas chineses, acrescentou.

Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:

Telefone: 0086-10-8805-0795

Email: portuguese@xinhuanet.com

010020071380000000000000011100001373416971