Relação Ruanda-China torna-se mais forte e a Iniciativa do Cinturão e Rota promove o desenvolvimento mundial, diz presidente ruandês

2018-07-23 02:29:54丨portuguese.xinhuanet.com

Kigali, 22 jul (Xinhua) -- A relação Ruanda-China tornou-se mais forte e a Iniciativa do Cinturão e Rota proposta pela China promoveu o desenvolvimento mundial, incluindo a África, e alcançou resultados de ganhos recíprocos, disse o presidente ruandês, Paul Kagame, em uma entrevista recente.

A China participou ativamente da construção da infraestrutura na África Ocidental, especialmente em importantes projetos como as ferrovias de bitola padrão, autoestradas e usinas de energia, o que beneficiou Ruanda, disse Kagame em uma entrevista aos meios de comunicação chineses antes da visita do presidente chinês Xi Jinping ao país africano.

Kagame disse que a relação Ruanda-China tornou-se mais forte com a cooperação bilateral rendendo resultados frutíferos nas áreas como construção da infraestrutura, saúde, educação e agricultura.

A governança da China, um país com uma grande população, é bastante desafiante, disse Kagame, acrescentando que ficou impressionado pois a China alcançou rápido desenvolvimento apesar de todos os desafios.

Segundo dados do Banco Mundial, a economia de Ruanda tem crescido rapidamente desde há mais de uma década e a pobreza foi rapidamente reduzida.

Em média, o PIB do país tem crescido aproximadamente 8% todos os anos entre 2001 a 2015.

Kagame atribuiu o desenvolvimento de Ruanda à ativa participação das pessoas na construção do país e à boa gestão de recursos pelo governo.

Ruanda aprendeu com outros países, incluindo a China, e escolheu sua própria via de desenvolvimento, disse.

Como o presidente rotativo da União Africana (UA), Kagame disse que a China pode desempenhar um importante papel em apoiar as reformas da UA e promover o desenvolvimento da África.

Comentando sobre a Cúpula de Beijing do Fórum de Cooperação China-África programada para setembro, Kagame disse que serve como uma plataforma para que os participantes discutam e revisem o desenvolvimento de sua cooperação, que é favorável a promover o desenvolvimento comum.

Quanto ao conceito do presidente Xi de construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, Kagame disse que a ideia é de grande significado e ajudará a promover o desenvolvimento comum da China e outros países.

Na entrevista, Kagame tentou apresentar seu país ao povo chinês.

Ruanda é um país atraente onde as pessoas podem viajar e fazer negócios, disse o presidente, expressando a esperança de que as empresas chinesas invistam em Ruanda e entrem em mercados regionais por Ruanda.

Disse esperar que os chineses venham para Ruanda para explorar e desenvolver o país.

Depois de suas viagens aos Emirados Árabes Unidos e ao Senegal, o presidente chinês deve chegar a Kigali no domingo para uma visita de Estado a Ruanda, a primeira de um chefe de Estado chinês ao país africano.

Xi também fará uma visita de Estado à África do Sul, onde participará da 10ª Cúpula do BRICS, e visitará Maurício durante uma escala.

Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:

Telefone: 0086-10-8805-0795

Email: portuguese@xinhuanet.com

010020071380000000000000011100001373417211