China se move para intensificar investimento efetivo

2018-09-20 11:05:42丨portuguese.xinhuanet.com

Beijing, 20 set (Xinhua) -- A China intensificou esforços para aumentar o investimento para lidar com a inadequação no transporte e na infraestrutura agrícola.

Serão tomadas medidas para garantir investimentos direcionados e precisos em infraestrutura, incluindo a simplificação do processo de revisão de projetos de investimento e a aceleração da emissão e uso de 1,35 trilhão de yuans (cerca de US$ 200 bilhões) em títulos públicos especiais.

As parcerias público-privadas serão promovidas para ajudar no financiamento e as barreiras para o setor privado entrar em projetos-chave de investimento serão reduzidas, de acordo com uma entrevista coletiva da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR).

"Como o crescimento do investimento em infraestrutura desacelerou e o investimento em novos projetos caiu, é necessário fortalecer o esforço para consertar as áreas fracas em infraestrutura e assegurar investimentos estáveis e eficazes", disse Liu Shihu, funcionário de investimentos da CNDR.

Nos primeiros oito meses de 2018, o investimento em ativos fixos da China subiu 5,3% ante o mesmo período do ano passado, desacelerando dos 5,5% entre janeiro e julho. O investimento planejado em novos projetos caiu 18,3% e 28,1% para a infraestrutura.

Liu enfatizou que investimentos estáveis são significativos para impulsionar o crescimento econômico, otimizar a estrutura de oferta e melhorar a competitividade de longo prazo.

Uma série de novos grandes projetos de transporte estão sendo acelerados, como a construção da ferrovia Baotou-Yinchuan e a expansão do aeroporto de Urumqi.

As áreas rurais são outro destaque de investimento. Até 2022, as áreas de irrigação efetiva e terras agrícolas de alta qualidade passarão aproximadamente 67 milhões de hectares respectivamente. Além disso, a China promoverá o desenvolvimento concertado de indústrias e serviços em áreas rurais e melhorará a proteção e a recuperação do meio ambiente.

Apesar do aumento de investimento, Liu sublinhou que a China combaterá os riscos da dívida dos governos locais com medidas rigorosas.

Este ano, o governo central destinou 537,6 bilhões de yuans para apoiar os grandes projetos em áreas como moradia acessível, desenvolvimento rural, infraestrutura e proteção ambiental.

Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:

Telefone: 0086-10-8805-0795

Email: portuguese@xinhuanet.com

010020071380000000000000011100001374813261