Premiê chinês pede que China e Estônia expandam cooperação e promovam laços

2018-09-20 13:25:42丨portuguese.xinhuanet.com

CHINA-TIANJIN-LI KEQIANG-ESTONIA-PRESIDENT-MEETING (CN)

(Xinhua/Pang Xinglei)

Tianjin, 20 set (Xinhua) -- A China está disposta a promover as relações e realizar cooperações com a Estônia com base no respeito mútuo, igualdade, inclusividade e aprendizagem mútua, disse nesta quarta-feira em Tianjin o premiê chinês, Li Keqiang.

Li deu as declarações ao se reunir com a presidente da Estônia, Kersti Kaljulaid, que está em Tianjin para a reunião anual do Fórum de Davos de Verão.

O primeiro-ministro felicitou a Estônia pelo 100º aniversário da declaração de independência do país e disse que um desenvolvimento sustentado, saudável e estável das relações bilaterais corresponde ao interesse dos dois povos.

O premiê sugeriu que as duas partes fortaleçam a sinergia de suas estratégias de desenvolvimento, aproveitem ao máximo a plataforma de cooperação 16+1 e as vantagens geográficas da Estônia, para realizar a cooperação nas áreas de interconexão, petróleo, gás e processamento de madeira.

Li encorajou as companhias dos dois países a cooperarem em comércio eletrônico, fazerem esforços conjuntos na construção de plataformas que facilitem a produção das empresas e o consumo, e a aprofundarem as cooperações em educação, turismo e mais intercâmbios interpessoais de alta qualidade.

De sua parte, Kaljulaid aplaudiu o desenvolvimento estável das relações bilaterais e a comunicação estreita dos dois países.

Kaljulaid afirmou que a Estônia está disposta a trabalhar com a China para fortalecer a cooperação em energia, madeira, agricultura e infraestrutura de trânsito, aprofundar a cooperação sob a estrutura da cooperação 16+1 e facilitar a interconectividade regional.

Ela também expressou a disposição de promover os intercâmbios interpessoais com a China e destacou que o povo estoniano está agora cada vez mais interessado na cultura chinesa.

   1 2   

Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:

Telefone: 0086-10-8805-0795

Email: portuguese@xinhuanet.com

010020071380000000000000011100001374815381