Xi reúne-se com chefe do Exército do Paquistão

2018-09-20 13:45:42丨portuguese.xinhuanet.com

CHINA-BEIJING-XI JINPING-PAKISTAN-MEETING (CN)

(Xinhua/Li Gang)

Beijing, 20 set (Xinhua) -- O presidente chinês, Xi Jinping, reuniu-se nesta quarta-feira em Beijing com o chefe do Estado Maior do Exército paquistanês, Qamar Javed Bajwa, e pediu que os dois países apoiem firmemente um ao outro nos assuntos relacionados com seus respectivos interesses fundamentais.

Bajwa transmitiu a Xi as saudações cordiais do presidente paquistanês, Arif Alvi, e do primeiro-ministro, Imran Khan. Xi expressou seu agradecimento e pediu que Bajwa envie suas saudações sinceras e seus melhores desejos.

Depois de destacar a parceria de cooperação estratégica e abrangente entre a China e o Paquistão, Xi disse que os dois países, que são "amigos de ferro", se mantiveram "muito alinhados" em importantes assuntos regionais e internacionais.

A China sempre dá grande importância às relações com o Paquistão e as duas partes mantiveram um alto nível de confiança mútua nos assuntos relacionados com os principais interesses bilaterais, lembrou Xi.

Durante a reunião, o presidente chinês agradeceu à parte paquistanesa o apoio e as medidas de segurança que ofereceu à Iniciativa do Cinturão e Rota, assim como à construção do Corredor Econômico China-Paquistão.

"Desde que haja uma confiança mútua de alto grau e medidas concretas, a construção desse corredor terá êxito e gerará benefícios para os povos da China e do Paquistão", assinalou Xi.

"Atualmente, há mudanças complexas na situação regional e internacional. Os dois países se apoiam e se ajudam, aumentando a cooperação de benefício mútuo, o que registrou resultados frutíferos", sublinhou.

O presidente chinês também elogiou os êxitos práticos atingidos durante o aprofundamento da cooperação entre as forças armadas dos dois países.

Em sua opinião, as forças armadas dos dois países devem continuar fomentando os intercâmbios e a cooperação em diversos âmbitos e todos os níveis, empreender medidas decididas contra o terrorismo, fazer esforços para garantir a segurança da construção do Corredor Econômico China-Paquistão e servir como proteções confiáveis dos interesses comuns e do desenvolvimento compartilhado dos dois países.

Ao enfatizar o apoio resoluto de seu país à Iniciativa do Cinturão e Rota, Bajwa disse que o Paquistão sempre coloca os laços com a China em uma posição estratégica primária quando desenvolve as relações exteriores. Islamabad sempre está do lado de Beijing nos assuntos que envolvem seus respectivos interesses fundamentais, acrescentou.

Ele expressou o sincero agradecimento do Paquistão à China pela ajuda que brindou ao país em diversos campos.

Bajwa salientou que a parte paquistanesa quer fortalecer a comunicação estratégica, os intercâmbios práticos e a cooperação antiterrorista com as forças armadas da China, para defender os interesses comuns e a segurança estratégica dos dois países e contribuir à paz e estabilidade a nível regional e internacional.

Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:

Telefone: 0086-10-8805-0795

Email: portuguese@xinhuanet.com

010020071380000000000000011100001374815971