EUA dizem que desnuclearização da RPDC deve acontecer primeiro

2018-09-22 14:14:59丨portuguese.xinhuanet.com

Washington, 20 de setembro (Xinhua) -- O Departamento de Estado dos EUA disse na quinta-feira que a desnuclearização de Pyongyang deve ocorrer antes que o lado americano faça as medidas recíprocas correspondentes.

Quando perguntado sobre a demanda de Pyongyang durante a recém concluída cúpula intercoreana ou medidas correspondentes para desmantelar seu complexo nuclear, Heather Nauert, porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, disse à imprensa que "nada irá ser feito sem antes da desnuclearização. A desnuclearização tem que vir primeiro."

Durante sua viagem de 18 a 20 de setembro a Pyongyang, o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, manteve conversações com o principal líder da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), Kim Jong Un. A cúpula intercoreana foi a terceira deste tipo neste ano, após as realizadas em 27 de abril e 26 de maio.

Os principais líderes das duas Coreias assinaram após as negociações a Declaração de Pyongyang sobre novas medidas para a desnuclearização da Península Coreana e medidas concretas para por fim a atos hostis perto de áreas fronteiriças entre coreanos.

"A desnuclearização é algo que deve acontecer", disse Nauert na coletiva do Departamento de Estado dos EUA, acrescentando que "sempre que temos nosso governo sentado e conversando com seu governo, que temos o presidente Moon conversando com o presidente Kim, é um passo na direção certa, um passo na direção certa para começar a ter um diálogo regular ".

Ela disse que permitir que inspetores dos Estados Unidos e da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) no desmantelamento nuclear da RPDC, uma medida que não foi mencionada no documento assinado durante a cúpula intercoreana de Pyongyang, seria parte de "um entendimento compartilhado".

"Sempre que você tem uma situação nuclear como essa, onde há um desmantelamento (...) a expectativa é de que os inspetores da AIEA façam parte disso", acrescentou.

"As sanções devem continuar a ser aplicadas (...) até chegar à desnuclearização", disse Nauert.

Moon disse na quinta-feira que Kim expressou sua esperança de realizar rapidamente sua segunda cúpula com o presidente dos EUA, Donald Trump, durante a cúpula intercoreana em Pyongyang.

Dirigindo-se ao povo, do centro de imprensa de Seul para a cúpula de Pyongyang, Moon disse que também esperava que o diálogo RPDC-EUA seria retomado rapidamente, observando que as condições foram criadas através da cúpula de Pyongyang para reiniciar as negociações entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos.

Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:

Telefone: 0086-10-8805-0795

Email: portuguese@xinhuanet.com

010020071380000000000000011100001374861421