Visita de Xi deve impulsionar relações China-Filipinas, diz Duterte

2018-11-18 22:15:12丨portuguese.xinhuanet.com

Manila, 18 nov (Xinhua) -- A visita que o presidente chinês, Xi Jinping, fará às Filipinas nesta semana deve levar as relações entre os dois países asiáticos vizinhos "a um patamar mais alto", disse o presidente filipino, Rodrigo Duterte.

As atuais relações entre Beijing e Manila atingiram um "ápice" e parecem uma flor em florescimento completo, disse Duterte à imprensa chinesa em uma entrevista recente.

As relações sino-filipinas estão se movendo ao longo da pista expressa e prontas para um mais forte desenvolvimento com os esforços dos dois lados.

Os últimos dois anos viram frequentes intercâmbios de alto nível, enquanto os mecanismos de diálogo e consulta entre as duas nações foram reavivados em áreas como relações exteriores, defesa, energia, economia e comércio, agricultura, pesca, ciência e tecnologia.

Além disso, as Filipinas estão recolhendo recompensas econômicas de maior comércio com a China e de investimentos chineses depois de o governo de Duterte decidir cultivar laços frutíferos com Beijing.

A China está nos incentivando a enviar mais porque podemos, disse Duterte, acrescentando que os laços renovados resultaram no levantamento das restrições para o comércio.

Os números do governo chinês mostram que o volume comercial entre a China e as Filipinas em 2017 superaram US$ 50 bilhões, tornando a China o maior parceiro comercial e a maior origem de importação das Filipinas, e seu quarto maior mercado de exportação. As exportações filipinas para a China cresceram 10,5% para US$ 19,2 bilhões em 2017.

O setor turístico também foi beneficiado. Os dados do governo mostram um número crescente de chegadas de turistas chineses nos últimos três anos. Dos 490 mil em 2015 e 675 mil em 2016, o número registrou um aumento significativo em 2017, a 968 mil.

Os turistas chineses para as Filipinas nos primeiros três trimestres de 2018 superaram o total de 2017, atingindo mais de 972 mil.

Além disso, a China e as Filipinas vêm contribuindo para a estabilidade regional trabalhando estreitamente para combater drogas ilícitas, terrorismo e cibercrimes.

Duterte observou que a China ajuda as Filipinas a combater terroristas sem pedir nenhum favor e que a China dá ajuda e apoia sinceramente sem impor condições.

"Melhoraremos nossa relação em comércio e negócio. Segundo, estreita relação (de defesa). Terceiro, uma cooperação para melhorar as condições de nossos mares internacionais para eliminar a pirataria", disse Duterte.

O presidente filipino também enfatizou a necessidade de explorar mais interações entre pessoas, dizendo que o relacionamento bilateral atingiu "um patamar positivo" e que ele quer que assim permaneça.

A convite de Duterte, Xi fará uma visita de Estado às Filipinas em 20 e 21 de novembro.

Duterte disse que ele sente grande orgulho com a iminente visita de Xi, acrescentando que sua pequena filha Kitty está estudando chinês e que talvez lhe peça para cantar nesta língua para Xi.

Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:

Telefone: 0086-10-8805-0795

Email: portuguese@xinhuanet.com

010020071380000000000000011100001376157851