China pede que EUA cumpram sua promessa de apoio a infraestrutura regional

2018-11-20 12:35:12丨portuguese.xinhuanet.com

Beijing, 20 nov (Xinhua) -- A China dá as boas-vindas ao compromisso dos Estados Unidos de apoiar a infraestrutura regional e espera que a promessa não fracasse na prática, disse na segunda-feira o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Geng Shuang, ao comentar uma declaração recente do vice-presidente norte-americano, Mike Pence.

Em um discurso durante a Cúpula de CEOs do Fórum de Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (APEC), realizada na Papua-Nova Guiné, Pence disse que os Estados Unidos proporcionarão US$ 60 bilhões para o desenvolvimento da infraestrutura regional, mas Washington "não oferece um cinturão de constrição nem uma rota de um só sentido".

Alguns meios de comunicação disseram que a declaração era dirigida à China.

"Notamos as declarações da parte norte-americana e não faremos conexões desnecessárias. Mas como a parte americana mencionou 'cinturão' e 'rota', também posso responder com umas palavras", disse Geng.

A Iniciativa do Cinturão e Rota é uma iniciativa de cooperação econômica e um bem público proporcionado pela China à comunidade internacional. Se os benefícios fossem unilaterais, não haveria mais de 140 países e organizações internacionais assinando acordos de cooperação com a China, indicou Geng.

"A comunidade internacional em termos gerais dá as boas-vindas e apoia a Iniciativa do Cinturão e Rota. Não há escassez de exemplos", indicou.

Durante as reuniões recentes com o líder chinês, os líderes dos países insulares do Pacífico que têm relações diplomáticas com a China expressaram seu desejo de aprofundar a cooperação prática com a China sob o marco da Iniciativa do Cinturão e Rota, disse Geng.

Também expressaram o desejo de que a participação na iniciativa contribua ao desenvolvimento econômico e social em seus países, acrescentou.

Geng também citou o secretário de Finanças das Filipinas, Carlos Domínguez, que disse em uma entrevista no domingo que a Iniciativa do Cinturão e Rota é transparente e oferece uma cooperação de ganho mútuo, e que a parte filipina se integrou de forma voluntária.

"Seja como for seu objetivo, os EUA se comprometeram a proporcionar US$ 60 bilhões em financiamento para apoiar o desenvolvimento da infraestrutura regional. É uma boa coisa ajudar o desenvolvimento dos países na região. A parte chinesa dá as boas-vindas a isso", acrescentou.

"Ao mesmo tempo, notamos algumas discussões sobre se os Estados Unidos podem cumprir ou não suas promessas e se falharão na prática", assinalou o porta-voz. "Esperamos que essas preocupações não se tornem uma realidade", acrescentou.

Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:

Telefone: 0086-10-8805-0795

Email: portuguese@xinhuanet.com

010020071380000000000000011100001376193001