Enviado da ONU para Síria dará empurrão final ao comitê constitucional

2018-11-21 13:54:52丨portuguese.xinhuanet.com

Nações Unidas, 19 nov (Xinhua) -- O enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, disse na segunda-feira que daria uma última tentativa de ajudar a estabelecer um comitê constitucional sírio antes de deixar o cargo.

O objetivo é que as Nações Unidas emitam convites até meados de dezembro e convoquem uma primeira reunião do comitê constitucional antes de 31 de dezembro, de Mistura disse ao Conselho de Segurança da ONU.

Ele notou que o cronograma está alinhado com a convocação dos líderes da Rússia, Turquia, França e Alemanha, em sua cúpula em Istambul no mês passado.

O enviado da ONU deveria deixar o cargo até o final de novembro. Mas ele decidiu ficar por mais um mês e dar um empurrão final para o comitê constitucional, encarregado de elaborar uma constituição para a Síria do pós-guerra.

"A ONU continua pronta para o estabelecimento do comitê constitucional. Está preparada para fazer sua parte, e eu pessoalmente não pouparei esforços até o último dia do meu mandato para trabalhar com esse objetivo", disse ele ao Conselho de Segurança por videoconferência em Genebra.

No entanto, Mistura não descartou a possibilidade de fracasso. "Em um caso tão infeliz, certamente estarei pronto para explicar ao conselho o porquê."

Em seu último informe ao Conselho de Segurança em dezembro, ele explicará "onde estamos no comitê constitucional e deixarei um terreno limpo e claro para meu sucessor", disse ele.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, nomeou o diplomata norueguês Geir Pedersen para suceder Mistura, que deve renunciar por motivos pessoais.

Em seu comunicado ao Conselho de Segurança no mês passado, Mistura disse que Damascus não acha que as Nações Unidas tenham um papel a desempenhar na formação do comitê constitucional, apesar do acordo anterior nas negociações intra-sírias de janeiro em Sochi.

Ele disse que as autoridades sírias não aceitaram um papel para as Nações Unidas na identificação ou seleção da lista do Middle Third, lista de representantes da sociedade civil para o comitê.

Sob o acordo de Sochi, o comitê constitucional deve ser composto de representantes do governo sírio, da oposição e de representantes da sociedade civil, cada um com 50 membros.

Rússia, Irã e Turquia, os três países que negociaram o acordo de Sochi, se reunirão em Astana, no Cazaquistão, nos dias 28 e 29 de novembro em um nível sênior, disse Mistura. Ele estará acompanhando de perto essa reunião para ver se os três países (os fiadores do processo de Astana e uma via paralela ao processo de Genebra liderado pela ONU para a Síria) poderão implementar o resultado da reunião de Sochi.

"Estamos nos últimos dias das tentativas de implementar o comitê constitucional", disse ele ao Conselho de Segurança. As próximas semanas são, portanto, cruciais, disse ele.

Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:

Telefone: 0086-10-8805-0795

Email: portuguese@xinhuanet.com

010020071380000000000000011100001376217061