Líderes da Bósnia e Herzegovina veem adesão à UE e OTAN como prioridade

2018-11-21 15:22:07丨portuguese.xinhuanet.com

Sarajevo, 20 nov (Xinhua) -- Em uma cerimônia de posse na terça-feira, os recém-eleitos membros da presidência da Bósnia e Herzegovina desejaram trabalhar em conjunto para a participação do país na União Europeia (UE) e na OTAN.

Milorad Dodik, um membro sérvio da presidência da BiH, Zeljko Komsic, um membro croata, e Sefik Dzaferovic, membro da Bósniak, pronunciaram-se e assinaram um juramento na cerimónia.

Prometeram respeitar a Constituição da Bósnia e Herzegovina, proteger e promover os direitos humanos e a liberdade fundamental e cuidar dos interesses e igualdade de todos os povos e cidadãos.

Durante o seu discurso, o presidente rotativo da presidência da BiH, Milorad Dodik, afirmou que a UE tem de ser o objetivo da Bósnia e Herzegovina.

"Na próxima sessão, pedirei à UE que dê a BiH um status de candidato o mais rápido possível", disse Dodik, acrescentando que defenderá a neutralidade militar.

Ele acrescentou que fará o melhor para as relações com a UE, China, EUA e a Rússia.

O membro croata da presidência da BiH, Zeljko Komsic, afirmou: "O topo das minhas prioridades será insistir no estado de direito, afirmação da constituição, legalidade e justiça, afirmação da democracia".

Salientou que o futuro da BiH está na aliança da OTAN e na União Europeia, que são a garantia de segurança e prosperidade da BiH e dos seus cidadãos.

Por sua parte, o membro Bosniak Sefik Dzaferovic disse que é necessário que vários processos paralelos sejam liderados no país, nomeadamente a reintegração da Bósnia e Herzegovina e a adesão à aliança entre a UE e a OTAN.

Todos precisam ser apoiados por reformas econômicas e sociais aceleradas. "Cumprir as condições para a adesão à UE tem que ser uma prioridade", disse Dzaferovic.

De acordo com a lei da BiH, Dodik estará na presidência da BiH nos próximos 8 meses, após o que os outros dois continuarão por mais 8 meses numa base de rotação, respectivamente, e um mandato para os três membros é de quatro anos.

Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:

Telefone: 0086-10-8805-0795

Email: portuguese@xinhuanet.com

010020071380000000000000011100001376220011