China e Filipinas traçam caminho para futuras relações em declaração conjunta

2018-11-21 19:55:12丨portuguese.xinhuanet.com

Manila, 21 nov (Xinhua) -- A China e as Filipinas emitiram nesta quarta-feira, durante a visita de Estado do presidente Xi Jinping, uma declaração conjunta em que estipulam a cooperação na construção do Cinturão e Rota e concordam em discutir a cooperação marítima. Xi e seu homólogo filipino, Rodrigo Duterte, realizaram uma reunião bilateral em que traçaram o caminho para o futuro das relações China-Filipinas, tiveram uma profunda troca de opiniões sobre assuntos regionais e internacionais de interesse comum e atingiram importantes consensos, segundo a declaração conjunta.

ELEVAÇÃO DAS RELAÇÕES

A China e as Filipinas, segundo o documento, reconheceram que as relações bilaterais conseguiram uma mudança positiva e um bom pulso de desenvolvimento através dos esforços conjuntos e da confiança mútua de ambos os lados. Os dois presidentes decidiram estabelecer a relação de cooperação estratégica abrangente com base no respeito mútuo, sinceridade, igualdade, benefício mútuo e cooperação de ganhos recíprocos. Os dois líderes reconhecem que a elevação das relações China-Filipinas para níveis mais altos corresponde aos interesses fundamentais e à aspiração compartilhada dos dois países e seus povos, disse o documento.

Eles concordaram em manter a comunicação estreita de alto nível para fortalecer o planejamento dos laços bilaterais, estabelecer comunicação oportuna sobre importantes assuntos regionais e internacionais e promover o compartilhamento de experiências em governança de Estado.

COOPERAÇÃO PRÁTICA

O lado chinês e o lado filipino saudaram a assinatura do Memorando de Entendimento sobre a Cooperação na Iniciativa do Cinturão e Rota, informou o documento.

Ambos os lados saudaram o progresso na cooperação comercial e econômica bilateral e reconheceram que a cooperação em infraestrutura é um destaque da cooperação bilateral China-Filipinas.

A China expressou seu compromisso de importar mais produtos agrícolas de alta qualidade, incluindo frutas tropicais das Filipinas, por meio da conclusão rápida do processo de credenciamento para melhorar a balança comercial bilateral.

Os dois lados acelerarão a implementação do Programa de Desenvolvimento do Parque Industrial China-Filipinas, que foi assinado durante esta visita, e continuarão a proporcionar um ambiente fácil para que suas empresas invistam no país um do outro.

A China reiterou seu firme apoio aos esforços do governo filipino no combate às drogas e aos crimes relacionados a elas, e manifestou a disposição de fortalecer a cooperação em áreas como combate ao tráfico, compartilhamento de inteligência, investigação e operação conjuntas e reabilitação de drogas, de acordo com a declaração.

O documento também estipulou a cooperação entre a China e as Filipinas em outras áreas, incluindo defesa, saúde, antiterrorismo, ciência e tecnologia, turismo e educação.

COOPERAÇÃO MARÍTIMA

Segundo o documento, a China e as Filipinas saudaram a assinatura do Memorando de Entendimento sobre a Cooperação no Desenvolvimento de Petróleo e Gás entre os dois governos, concordando em discutir a cooperação marítima incluindo a exploração de petróleo e gás marítimos, uso sustentável de mineral, energia e outros recursos marinhos, segundo a declaração conjunta.

Também decidiram fortalecer mecanismos de cooperação existentes em outras áreas relacionadas aos assuntos marítimos.

Além disso, os dois lados trocaram ideias sobre questões relativas ao Mar do Sul da China, observando que a situação se tornou mais estável graças aos esforços cooperativos conjuntos entre a China, as Filipinas e os estados membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

Ambos os lados, junto com os estados membros da ASEAN, trabalharão para a plena e efetiva implementação da Declaração sobre Conduta das Partes no Mar do Sul da China em sua totalidade.

Ambos os lados concordaram em manter o impulso positivo das negociações sobre o Texto de Negociação do Projeto Único do Código de Conduta, com uma visão à adoção antecipada de um código de conduta efetivo, com base em consenso.

Enquanto isso, a China apoia as Filipinas como País Coordenador das Relações de Diálogo China-ASEAN e coordenador para cooperação entre a China e a Área de Crescimento no Leste da ASEAN Brunei Darussalam-Indonésia-Malásia-Filipinas (BIMP-EAGA).

Os dois lados concordaram que a visita marcante do presidente Xi contribuiu para o avanço da amizade e cooperação entre a China e as Filipinas.

Xi fez um convite a Duterte para participar do segundo Fórum do Cinturão e Rota para Cooperação Internacional a ser realizado em Beijing, China, em abril de 2019. Duterte aceitou o convite com prazer, de acordo com a declaração.

A visita de dois dias de Xi, que terminou na quarta-feira, foi a primeira por um chefe de Estado chinês às Filipinas em 13 anos.

Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:

Telefone: 0086-10-8805-0795

Email: portuguese@xinhuanet.com

010020071380000000000000011100001376224531