Diplomata chinês pede participação dos EUA na Iniciativa do Cinturão e Rota

2019-05-09 14:57:37丨portuguese.xinhuanet.com

Nova York, 7 mai (Xinhua) -- Os Estados Unidos têm todas as razões para trabalhar com a China na Iniciativa do Cinturão e Rota (BRI, na sigla em inglês) para construir conectividade e abordar conjuntamente as questões de desenvolvimento global, disse um diplomata chinês sênior.

Em um artigo assinado publicado no jornal local Pittsburgh Post-Gazette durante o fim de semana, o cônsul-geral chinês em Nova York, Huang Ping, observou que a BRI poderia servir como um ponto de convergência para a cooperação China-EUA na abordagem do desenvolvimento desigual no mundo, promovendo conectividade no comércio, política, infraestrutura, finanças e laços interpessoais.

No artigo intitulado "Converging Point", Huang escreveu que os Estados Unidos poderiam aderir e aproveitar ao máximo a iniciativa, que oferece mais oportunidades de aprendizagem e compreensão mútua ao conectar diferentes sociedades e civilizações, uma vez que os membros da BRI já colheram muitos benefícios tangíveis desde que a iniciativa foi lançada há seis anos.

"É o momento certo para os EUA cavalgarem as marés da economia global, quando um grande número de países em desenvolvimento entrou na industrialização acelerada. É também uma boa oportunidade para compartilhar conhecimentos e padrões e demonstrar verdadeira liderança", disse o diplomata.

Além disso, a Iniciativa do Cinturão e Rota tem potencial para "trazer novo impulso" ao desenvolvimento dos laços entre os EUA e a China, acrescentou.

Há mais de uma semana, foi realizado em Beijing o segundo Fórum do Cinturão e Rota para a Cooperação Internacional, com delegados de mais de 150 países e 90 organizações internacionais trocando ideias sobre como facilitar ainda mais a cooperação.

Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:

Telefone: 0086-10-8805-0795

Email: portuguese@xinhuanet.com

010020071380000000000000011100001380454381