Xi, Putin e Modi prometem reforçar cooperação trilateral em prol da prosperidade mundial

2019-06-29 02:26:42丨portuguese.xinhuanet.com

JAPAN-OSAKA-XI JINPING-PUTIN-MODI-MEETING

 (Xinhua/Xie Huanchi)

Osaka, Japão, 28 jun (Xinhua) -- Os líderes da China, Rússia e Índia concordaram nesta sexta-feira em continuar a manter, utilizar e desenvolver seu mecanismo de cooperação trilateral, para fazer maiores contribuições para a paz, estabilidade e prosperidade da região e do mundo inteiro.

O consenso foi alcançado em uma reunião entre o presidente chinês, Xi Jinping, o presidente russo, Vladimir Putin, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, realizada à margem da 14ª cúpula do Grupo dos Vinte (G20) na cidade japonesa de Osaka.

Xi assinalou que a ascensão do protecionismo e do unilateralismo afetou seriamente a estabilidade do cenário global, arrastou o crescimento econômico mundial e exerceu um impacto negativo que não pode ser ignorado na ordem internacional da qual dependem os países emergentes e os países em desenvolvimento.

A China, a Rússia e a Índia devem mostrar suas devidas responsabilidades internacionais e salvaguardar os interesses fundamentais e de longo prazo dos três países e da comunidade internacional, disse Xi.

Os três países precisam promover um mundo multipolar e tornar as relações internacionais mais democráticas, enfatizou Xi, pedindo a todas as partes que cumpram a carta da ONU, pratiquem o multilateralismo, adiram ao princípio de não interferência nos assuntos internos de outros países, defendam a ordem internacional com base no direito internacional e salvaguardem a igualdade e a justiça do mundo.

Ele pediu aos três países que construam uma economia mundial aberta que facilite um melhor desenvolvimento dos países emergentes e países em desenvolvimento, expandam a cooperação em rede 5G, alta tecnologia, conectividade, energia e outras áreas, promovam a liberalização e facilitação de comércio e investimento, avancem a reforma da Organização Mundial do Comércio por consenso e façam esforços para enfrentar os desequilíbrios e desigualdades no desenvolvimento econômico mundial.

Xi acrescentou que a China, Rússia e Índia precisam salvaguardar a paz e a estabilidade global e regional, defender um conceito de segurança comum, abrangente, cooperativa e sustentável, resolver questões problemáticas por meio de diálogo político, combater conjuntamente o terrorismo em todas as formas e trabalhar em conjunto para abordar os desafios globais como mudanças climáticas e segurança cibernética.

Por sua parte, Putin disse que, sob as circunstâncias atuais, Rússia, China e Índia devem estar firmemente comprometidas em defender o sistema internacional com as Nações Unidas na sua essência, salvaguardando a ordem internacional baseada no direito internacional, defendendo os princípios básicos das relações internacionais, tais como o respeito à soberania e a não interferência nos assuntos internos de outros países, e a oposição ao unilateralismo, protecionismo e sanções unilaterais.

Modi disse que é do interesse comum da Índia, China e Rússia manter o multilateralismo e as leis e regras internacionais. Os três países devem fortalecer a comunicação e a coordenação em áreas como a reforma da governança global, segurança regional e combate ao terrorismo, disse ele.

Os três líderes concordaram em manter contato próximo.

   1 2   

Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:

Telefone: 0086-10-8805-0795

Email: portuguese@xinhuanet.com

010020071380000000000000011100001381826441