Presidente chinês se reúne com homólogo indonésio sobre relações bilaterais

2019-06-29 02:46:42丨portuguese.xinhuanet.com

JAPAN-OSAKA-XI JINPING-JOKO WIDODO-MEETING

 (Xinhua/Pang Xinglei)

Osaka, Japão, 28 jun (Xinhua) -- O presidente chinês, Xi Jinping, reuniu-se nesta sexta-feira com seu homólogo indonésio, Joko Widodo, no âmbito da atual cúpula das principais economias do Grupo dos Vinte (G20) para promover as relações bilaterais.

Como o próximo ano marcará o 70º aniversário do estabelecimento de suas relações diplomáticas, a China e a Indonésia devem fazer esforços contínuos para abrir novos prospectos em uma nova era em que os dois lados dão as mãos no desenvolvimento com benefícios mútuos e resultados de ganho mútuo, disse Xi.

Os dois lados devem fortalecer a comunicação na experiência de governança, garantir a implementação saudável do projeto ferroviário de alta velocidade Jacarta-Bandung e o corredor econômico abrangente regional, expandir a cooperação na formação profissional, e avançar a construção conjunta do Cinturão e Rota a um nível mais alto com melhor qualidade, disse ele.

Xi também disse que a China quer buscar a cooperação com os países da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) no desenvolvimento das cidades inteligentes e a economia digital, e tornar a ciência e tecnologia e a inovação novas forças impulsoras para o desenvolvimento dos dois países e da região.

O presidente chinês indicou que a construção de um novo tipo das relações internacionais e uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, proposta por ele próprio, está de acordo com o Espírito de Bandung, de 64 anos atrás.

Sob as atuais circunstâncias, é ainda mais urgente que a China e a Indonésia fortaleçam a cooperação e a coordenação no cenário internacional e protejam a igualdade e a justiça.

Widodo disse que ele dá grande importância à relação cooperativa entre a Indonésia e a China, dizendo que o lado indonésio está disposto a construir em conjunto o Cinturão e Rota, aprofundar o laço econômico e comercial, e avançar a implementação dos principais projetos como a ferrovia Jacarta-Bandung.

Seu país, disse o líder indonésio, também quer impulsionar a comunicação e coordenação mais estreita com a China dentro dos marcos multilaterais e apoia os países da ASEAN a aprofundar a cooperação e a coordenação com a China.

   1 2   

Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:

Telefone: 0086-10-8805-0795

Email: portuguese@xinhuanet.com

010020071380000000000000011100001381826601