Trump diz que poderia se reunir com Kim Jong Un na Zona Desmilitarizada

2019-06-29 20:46:41丨portuguese.xinhuanet.com

Osaka, 29 jun (Xinhua) -- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste sábado em Osaka que poderia se reunir com o mais alto líder da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), Kim Jong Un, na Zona Desmilitarizada (DMZ) durante sua visita à Coreia do Sul neste fim de semana, embora mais detalhes não estejam finalizados.

"Eu entendo que nós poderiamos nos reunir com o presidente Kim e nós veremos", disse Trump em uma coletiva de imprensa depois da cúpula de dois dias do Grupo dos Vinte (G20) em Osaka.

O presidente dos Estados Unidos escreveu no início do dia no Twitter que se encontraria com Kim na DMZ apenas para apertar as mãos e dizer "olá".

Trump revelou que Kim respondeu à oferta e se mostrou "muito receptivo" à ideia, e que ele se sentiria confortável em atravessar a DMZ e entrar na RPDC.

"Eu não posso dizer a você exatamente, mas eles responderam mesmo muito favoravelmente", disse Trump à imprensa.

Choe Son Hui, primeiro vice-ministro das Relações Exteriores da RPDC, disse neste sábado que a reunião proposta entre os líderes da RPDC e dos Estados Unidos, se acontecer, serviria como uma ocasião significativa para aprofundar ainda mais seus laços pessoais.

Choe apontou que a reunião, como proposta por Trump, é "uma sugestão muito interessante, mas nós não recebemos uma proposta oficial a este respeito" dos Estados Unidos.

Kim realizou duas cúpulas com Trump, a primeira em Cingapura no ano passado e a segunda em Hanói, Vietnã, em fevereiro. As negociações sobre desnuclearização entre Pyongyang e Washington pararam desde que a cúpula de Hanói terminou sem acordo.

Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:

Telefone: 0086-10-8805-0795

Email: portuguese@xinhuanet.com

010020071380000000000000011100001381849551