(Multimídia) China continuará apoiando EUA no combate à epidemia

2020-04-08 12:12:57丨portuguese.xinhuanet.com

Trabalhadores médicos posam para foto com suprimentos médicos doados em um hospital em Staten Island de Nova York, Estados Unidos, em 29 de março de 2020. Americanos de origem chinesa e operações locais de empresas chinesas estão fazendo grandes esforços para doar suprimentos médicos para hospitais, estações de polícia e residentes locais para aliviar a escassez e ajudar a combater a COVID-19 nos Estados Unidos.(Xinhua)

Beijing, 8 abr (Xinhua) -- Zhao Lijian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, disse nesta terça-feira que a China está pronta para continuar a fornecer apoio dentro de suas capacidades aos Estados Unidos no combate à COVID-19.

Zhao Lijian disse em uma coletiva de imprensa de rotina que a China "entende a atual situação difícil que os Estados Unidos estão enfrentando".

Em sua recente conversa telefônica com o presidente dos EUA, Donald Trump, o presidente chinês Xi Jinping apontou que os dois lados devem se unir contra a pandemia da COVID-19, recordou Zhao.

O porta-voz lembrou que muitos americanos deram muito apoio ao povo chinês no início do surto epidêmico.

A China está acompanhando de perto e preocupada com a situação epidêmica nos Estados Unidos e espera sinceramente que o país contenha a propagação da doença o mais rápido possível para reduzir as perdas infligidas pela doença ao povo americano, disse ele.

Alguns governos locais, organizações não governamentais, instituições e empresas da China têm fornecido aos Estados Unidos assistência de suprimentos médicos, de acordo com Zhao.

O porta-voz disse que a China tomou conhecimento das reportagens da mídia sobre o governador de Nova York, Andrew Cuomo, que agradeceu ao governo chinês por ajudar a facilitar a doação de mil respiradores para seu estado.

"Agradeço ao governo chinês, Jack Ma, Joe Tsai, Fundação Jack Ma, Fundação Tsai e o cônsul geral Huang", tuitou Cuomo no sábado.

"Isso é um grande negócio, e vai fazer uma diferença significativa para nós", disse Cuomo em um coletiva diária.

Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:

Telefone: 0086-10-8805-0795

Email: portuguese@xinhuanet.com

010020071380000000000000011100001389572281