(Multimídia) China acelera desenvolvimento de 5G em maior gama de áreas

2020-04-08 18:27:17丨portuguese.xinhuanet.com

Uma professora interage com seus alunos durante um teste de aula online em Shanghai, leste da China, 25 de fevereiro de 2020. (Xinhua/Liu Ying)

Shanghai, 8 abr (Xinhua) -- Cada vez mais estudantes e professores chineses participaram de cursos online durante a primavera deste ano, com o adiamento da abertura das escolas devido à epidemia da COVID-19. Contudo, alunos de uma escola secundária em Shanghai experimentaram algo diferente.

Mais de 2 mil estudantes da Escola Experimental Yanjing-Juyuan de Shanghai recentemente tiveram uma aula de arte marcial online. Um professor de esportes demonstrou quatro séries de exercícios de arte marcial, com todos os movimentos podendo ser feitos em casa.

Em vez de ter apenas um ângulo relativamente fixo, os estudantes podem aumentar ou diminuir o zoom em torno do professor e visualizar os movimentos de ângulos diferentes através de seus computadores ou celulares. Desta forma, os alunos conseguem aprender todos os movimentos sem precisarem ter contato próximo com seus colegas e professores.

O complexo processo utilizou 16 câmeras 4K para capturar vídeos de alta qualidade, mas para viabilizar a transmissão ao vivo sem latência com milhares de espectadores, é necessária uma rede 5G, que é mais rápida e estável.

Esta foi uma nova aplicação da tecnologia 5G, desde que a China aprovou o uso comercial da tecnologia sem fio super rápida em junho do ano passado.

Atualmente, a conquista mais impressionante da tecnologia 5G na China é seu amplo uso durante a luta contra a epidemia do novo coronavírus. Os técnicos integraram a tecnologia 5G com a inteligência artificial, computação em nuvem e tecnologia de vídeo de ultra alta definição para beneficiar mais residentes, incluindo pacientes e médicos da COVID-19.

Com base na tecnologia 5G e na Internet das Coisas, um tipo de sistema de porta inteligente, aplicado nas províncias de Jiangsu e Guangdong, é capaz de monitorar o status da porta de uma família que precisa ser isolada em quarentena e prontamente informar os trabalhadores da comunidade.

Muitos hospitais realizaram diagnósticos médicos remotos e compartilharam em tempo real resultados de tratamento clínico e detecção de ácido nucleico de um grande número de pacientes com outras instituições médicas por meio da rede 5G.

No final de março, o Ministério da Indústria e Informatização emitiu uma circular para acelerar seu desenvolvimento em uma ampla gama de áreas, tais como a construção da rede 5G, enriquecer os cenários de aplicação, grandes investimentos em P&D e fortalecimento da segurança da rede 5G.

Além disso, as principais operadoras de telecomunicações da China, China Mobile, China Telecom e China Unicom, também expressaram suas intenções de concentrar esforços e acelerar a construção da infraestrutura de rede 5G.

Um relatório divulgado recentemente pela GSMA, uma associação internacional de operadoras de telefonia móvel, prevê que a China terá quase 45% do total de 1,8 bilhão de assinantes 5G do mundo até 2025, acrescentando que o país ainda lidera o mundo no desenvolvimento 5G, apesar da epidemia da COVID-19.

Wang Zhiqin, vice-diretor da Academia Chinesa de Tecnologia da Informação e Comunicações, disse que a China gastará 1,2 trilhão de yuans (US$ 170 bilhões) na construção da rede 5G e movimentará mais de 3,5 trilhões de yuans de investimentos em outros setores relacionados até 2025.

Wang apontou que o uso comercial do 5G deve gerar mais de 8 trilhões de yuans no consumo emergente de comércio eletrônico, serviço do governo, educação online e entretenimento de 2020 a 2025.

Um funcionário médico demonstra uma visita à enfermaria de isolamento com um sistema de visitas "5G + VR" no Primeiro Hospital Afiliado à Universidade Médica de Kunming, em Kunming, Província de Yunnan, sudoeste da China, 26 de fevereiro de 2020. (Xinhua/Hu Chao)

Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:

Telefone: 0086-10-8805-0795

Email: portuguese@xinhuanet.com

010020071380000000000000011100001389581301