(Multimídia) Chanceler chinês propõe listas de interações com EUA para retirar laços de dificuldades

2020-07-10 13:38:04丨portuguese.xinhuanet.com

O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores chinês Wang Yi faz discurso no Fórum de Think Tanks e Mídia China-EUA em 9 de julho de 2020. (Xinhua/Zhang Ling)

Beijing, 9 jul (Xinhua) -- O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, propôs nesta quinta-feira listas de interações com os Estados Unidos sobre as áreas de cooperação, diálogos e questões que precisam de uma gestão adequada para retirar os laços bilaterais das dificuldades e retorná-los ao caminho correto.

Wang fez as observações ao discursar no Fórum de Think Tanks e Mídia China-EUA, realizado por videoconferência.

Dada a interconexão e a complexidade das questões, Wang disse que seria útil para a China e os Estados Unidos analisá-las e elaborar três listas.

A primeira é uma lista de áreas de cooperação. Esta deve especificar todas as áreas, bilaterais e globais, onde a China e os Estados Unidos precisam e podem trabalhar juntos, indicou Wang. "Quanto mais longa a lista for, melhor. A cooperação desta lista deve ser imune ao impacto de outras questões."

A segunda é uma lista de diálogos. "Deve listar as questões de diferenças que poderiam ser resolvidas por meio do diálogo", disse Wang, acrescentando que essas questões devem ser incluídas nos mecanismos e plataformas de diálogo existentes o mais rápido possível.

A terceira é uma lista de questões que precisam de uma gestão adequada. "Deve identificar as poucas questões difíceis que os dois países têm pequenas chances de concordar em um futuro próximo", disse Wang. "Os dois lados devem gerenciá-las bem, com o espírito de buscar um terreno comum, pondo de lado as diferenças, de modo a minimizar seu impacto e danos às relações gerais China-EUA."

Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:

Telefone: 0086-10-8805-0795

Email: portuguese@xinhuanet.com

010020071380000000000000011100001392024731